“Sinto muito orgulho de ser o Reitor de uma Instituição com alto nível de entusiasmo e alegria na vida acadêmica”. Foi com essa manifestação de orgulho que o Reitor da Una, professor Padre Geraldo Magela, iniciou a solenidade de premiação dos talentos do 2º ExpoUna.
O evento, realizado no dia 05 de julho, no Campus Aimorés, contou a presença de alunos de vários cursos, diretores dos Institutos e convidados. Em mais de 1400 trabalhos apresentados entre os dias 28 de junho e 1º de julho, na Serraria Souza Pinto, 20 foram pré-selecionados para uma banca multidisciplinar que escolheria os grandes vencedores.
Confira quem foram os vencedores das 4 (quatro) áreas de conhecimento que levaram para casa um certificado e um Ipod:
Área 1- Artes, Comunicação e Humanas
Vencedor: “Desenvolvimento de uma linha de manufatura didática exemplificando o processo de jobbing” – do Instituto Politécnico.
Curso: Engenharia de Produção
Alunos: Elizabete Torres Carvalho Simone, Felix da Silva e Tairine Silva Gonçalves
Convidado especial: Lélio Fabiano, Diretor da Lélio Fabiano Comunicação
Área 2 – Gestão
Vencedor: “Re-bag brindes ecológicos” – do Instituto de Comunicação e Artes
Curso: Publicidade e propaganda
Alunos: Bárbara Faria, Felipe Flausino, Irene do Carmo, Lidiane Gomes, Marcela Gonçalves, Talita Palharese Leonel e Thiago Junio.
Convidado especial: Representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Área 3 - Saúde e Qualidade de vida
Vencedor: “Sensor de sinal de trânsito para deficientes visuais” – Instituto Politécnico
Curso: Engenharia de Produção
Alunos: Amanda dos Santos, Camila Aguiar, Átalo Durso, Hermane Barbosa, Bruno Castro, Mateus Valadão, Lucas Dias e Stephane Sangiorgi
Convidado especial: Dr. Roberto Crossi
Área 4 - Tecnologia e Engenharia
Vencedor: “Conversão direta de energia mecânica em energia elétrica” – Instituto Politécnico
Curso: Engenharia Ambiental
Alunos: Débora Bittencourt, Italo Rodrigues, Marina Barbosa, Mayra de Oliveira, Nicássia de Almeida e Waldirene Medeiros
Seguinte sou aluno da una aimores e vi a avaliação do grupo da britagem..
ResponderExcluirqual foi a inovação?
qual a originalidade?
qual a utilidade e abrangencia do projeto?
Vamos lá? alguém responde....
Uma vez que no edital o quesitos se avali~ção são esses...
Então a britagem foi tão inovadora que nem o video os avaliadores quizeram ver....
ResponderExcluirSerá que se o grupo que ganhou, tivese participado da segunda parte vcs teriam ido para a final? menos vcs tiveram a oportunidade de apresentar...
Fiquem contentes vcs pelo menos ficaram entre os cinco primeiros....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Observação...
ResponderExcluirGRUPO DA BRITAGEM FAVOR OLHAR A DATA DO EDITAL.
Agora apareceu.. e outra a data do edital é de 19/07/2010 sendo que já ouve a premiação..
será que ele foi feito dia 19?
Senhores e Senhoras ANÔNIMAS...
ResponderExcluirComo sempre, não tenho vergonha e nem porque, ficar escondendo meu nome.
Em resposta aos posts anteriores...
Primeiro, que sendo aluno é complicado vc ter visto a avaliação, dado ao fato que na banca estavam presentes somente professores e a ata de avaliação até o dado momento, que eu saiba (se não, estão nos lesando ate nisso) é SECRETA.
Em relação a INOVAÇÃO, ORIGINALIDADE, UTILIDADE e ABRANGÊNCIA DO PROJETO, temos certeza que cumprimos com honra todos os quesitos, visto que:
Se não existe um processo parecido AINDA NO MUNDO INTEIRO é uma INOVAÇÃO.
Se foi elaborado e executado pelo grupo é ORIGINAL.
Se alguem quiser conviver com entulho de obra o resto da vida, realmente é melhor não concordar que o projeto é EXTREMAMENTE UTIL,
Se atinge toda a população... nem preciso dizer que é ABRANGENTE.
Em resposta ao outro post...
O grupo que ganhou, participou sim da banca da segunda parte, eles somente chegaram ATRASADOS para APRESENTAR. Mas o trabalho foi ANALISADO e JULGADO como NÃO sendo o melhor do instituto. O que desclassificou o grupo para participar da terceira parte.
Agora, como o grupo ELIMINADO foi parar na terceira parte, ainda é um mistério, COMO GANHOU?, é um outro mistério também.... Mas isso, a LEI (neste caso o EDITAL) irá se ocupar de corrigir este ato de extrema DESLEALDADE e MISTÉRIO.
Em relação a banca avaliadora ver o vídeo, não comprometeu em muito, pois seria APENAS, mais uma ferramenta para mostrar e demonstrar nosso projeto.
O que talvez tenho comprometido de verdade, foi que devido ao grupo ELIMINADO ter conseguido se apresentar INJUSTA e ERRONEAMENTE, a banca atrasou cerca de 25 minutos, com isso, tivemos apenas 10 MINUTOS para fazer a apresentação e demonstrar o protótipo, o que atrapalhou em muito nosso desenvolvimento.
Em nenhum momento disse que meu projeto: SISTEMA DE PENEIRAMENTO E BRITAGEM PARA REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD), deveria ser o campeão e nem luto para que isso seja feito. O que não concordo é como o EDITAL foi FERIDO e a parte que INFRIGIU a LEI ser premiada.
Não irei ficar lendo e nem respondendo mais a questionamentos de pessoas que se quer possuem a CORAGEM de expor a CARA nisto, preferindo se esconder atrás de uma tela, e JULGAR os demais.
Em suma, as providências para que haja JUSTIÇA nesta decisão já estão sendo tomadas. Estamos agindo de acordo com o EDITAL, com o bom senso, a honestidade e CARATER no cumprimento das normas estabelecidas.
Estamos convictos que temos completa e total razão e temos certeza, que o CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, NUNCA em sua história, irá concordar com atitudes AUTORITÁRIAS, DESLEAIS, DESONESTAS ou atos de REBELDIA.
Atenciosamente,
Bruno Drumond
Aluno de Engenharia Civil
2º Período
Gente!!! Não sou um cara revolucionario mas...
ResponderExcluirAté o presente momento eu não havia me manifestado, mas vi que os comentários no blog estão ficando muito ofensivos. Eu não gostaria de ficar expondo minhas opiniões e nem causando polemica no blog, acontece que foram colocados comentários no blog que não foram escritos por nosso grupo, mesmo assim gostaria que ficasse claro que não estamos criticando nenhum grupo e sim o fato da desorganização do evento, mostrando ter sido injusto não só com meu grupo, mas com todos da categoria 4, por isso quero que fique claro que em momento algum criticamos qualquer grupo. Tenho que defender meu AMIGO Bruno, pois a situação foi sim muito constrangedora o Instituto Politécnico contava com a gente para que representássemos o IP.
Então já que tocaram no assunto – Apesar de achar que não precisamos dar satisfação a ninguém o Vídeo NÃO FAZIA PARTE DA APRESENTAÇÃO ele era um acréscimo para feira e já não estava mais dentro do tempo para apresentar. Eu sinceramente gostaria muito que o grupo ganhador tivesse participado da banca em que os professores escolheram o representante do instituto, pois assim não teria gerado essa polemica. A nossa intenção não é brigar com aluno nenhum, só achamos injusto a decisão da Reitoria já que não seguiu o Edital. Fico extremamente triste com tudo que ta acontecendo e gostaria que essa palhaçada (fofocas idiotas) parasse por aqui. Eu como todos vocês apostei no nosso projeto e me dediquei muito para realizá-lo.
E para quem esta criticando o projeto (não poderia ficar calado, pois não criticamos ninguém). Um dos professores que avaliaram nossa banca no EXPOUNA é muito conceituado no ramo de direito ambiental e deu 20 para nosso trabalho, sendo que um dos quesitos era inovação... Então se estávamos na final não poderia nem ter sido questionado essa questão.
Sinceramente vamos parar por aqui, não quero sujar o nome do nosso grupo. Meu objetivo era tirar boas notas na disciplina do TIDIR o que levou agente à final foi simplesmente resultado de um bom trabalho.
Atenciosamente
Lucas D'Alcantara
TDIR II
Grupo 6 - 1° Período
Pessoal,
ResponderExcluirVamos falar sério...o que ganhamos na expo Una??
ao meu ver infelizmente nada...a Una gasta milhões em dinheiro para se divulgar na mídia, alugar a serraria por dias, e o que ganhamos com isso... nada!!!
Estudamos em campus sem estruturas adequadas, sem atendimento diferenciado e atencioso ao aluno, quanto existem pessoas para atender nossas solicitações...
Acho o tidir super interessante em nível de aprendizado para o mercado, mas porque nao apresentar como era antes, e gastar o dinheiro com coisas que realmente os alunos possan usufruir na realização de seus trabalhos.
Como estudante da comunicação,e pagando pelo curso mais caro de Belo Horizonte nessa área, estudo em um campus que a Una tem orgulho em falar que está no circuto cultural...mas alguém já precisou usar o computador lá??pois é pessoal e nem tentem, o campus possuem 26 computadores extremamente ultrapassados para quase 300 alunos no turno noturno, além da internet sempre andar igual a uma tartaruga..quando quer funcionar...digitar trabalhos, imprimir...desista!!!O negócio e fazer em casa e ter péssimo atendimento no xerox,a bibiloteca...sem comentários mais parece uma cantina porque os espaço para estudo ..tudo que se fala lá dentro se ouve tudo que a cabine do lado está falando, a cantina tudo está para a hora da morte, salas que nunca se conseguem projetor, sem ar condicionado...chuveu acabou..morra de calor!!!
O que estamos pedindo, é o mínimo que a faculdade pode oferecer, professores que quase nao dão aula, liberam os alunos e depois cobram trabalhos que nao recebemos a orientação adequada, coordenador que vive no mundo da lua, e quando vamos solicitar nossas queixas, sempre escutamos que não podemos desejar uma ferrari...que tem quer aos poucos..
Quero saber quando??porque quando eu formar nao vou precisar mais nao...
Se liga una, o negócio e o aluno, e nao a mídia!!!e a gente que indica para o próximo e nao a expo una...
Foi muita falcatrua a forma de avaliação dos jurados, que diga-se de passagem, não tinham cacife nenhum para julgar os trabalhos.
ResponderExcluirEspero que a UNA reveja seus conceitos e melhore nas próximas avaliações.
Absurdo a UNA ter violado o Edital... participei da categoria 4 e concordo com uma nova apresentacao, onde haja UM grupo de cada INSTITUTO.
ResponderExcluirAbsurdo a UNA ter violado o Edital... participei da categoria 4 e concordo com uma nova apresentacao, onde haja UM grupo de cada INSTITUTO.
ResponderExcluirmeu grupo participou e tambem acho muito estranho , porque cinco grupos na area 4 e quatro grupos nos restantes? somos da una do barreiro.
ResponderExcluirFRAUDE !!! FRAUDE !!! FRAUDE !!!
ResponderExcluirAlém de não haver nenhuma inovação em transformar energia mecânica em elétrica, tampouco conhecimento técnico do grupo, seus integrantes estavam muito sorridentes antes mesmo de se apresentarem à "banca", pois sabiam do resultado final. Os demais grupos verdadeiramente classificados de tecnologia foram mais relevantes. Lamento pela confirmação
FRAUDE !!! FRAUDE !!! FRAUDE !!! FRAUDE !!!
VERGONHOSA A ATUAÇÃO DA UNA, INFELIZMENTE COMENTÁRIOS COMO OS CITADOS ACIMA SÃO DE PRAXE PELOS CORREDORES, SALAS DE AULA E DEPENDÊNCIAS DA FACULDADE. FALTA DE COMPUTADORES, IMPRESSÃO E XEROX, BIBLIOTECA, CANTINA E PRINCIPALMENTE O BAIXÍSSIMO NÍVEL DOS PROJETOS PROPOSTOS PELA INSTITUIÇÃO, AI NO FINAL DO SEMESTRE APARECE AQUELA AVALIAÇÃOZINHA INSTITUCIONAL DE QUINTA CATEGORIA. ISSO PORQUE ESTAMOS FALANDO EM UMA DAS "MELHORES" UNIVERSIDADES DE GESTÃO DO BRASIL. É PRA RIR NÉ!?
ResponderExcluirDEIXO AQUI A MINHA PERGUNTA PARA OS SENHORES ADMINISTRADORES, GESTORES, COORDENADORES, DIRETORES E TODOS AOS QUAIS A CARAPUÇA SIRVA.
O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM O NOSSO DINHEIRO?
ENFIANDO NO BOLSO E ENRIQUECENDO OS ACIONISTAS NÉ!?
ACHO QUE ESTÁ NA HORA DE COMEÇARMOS A DIVULGAR ESSAS AÇÕES E PRINCIPALMENTE AS INFORMAÇÕES CONTIDAS AQUI NESSE BLOG. AO INVÉS DE DIVULGAR AS VAGAS DO VESTIBULAR AOS NOSSOS AMIGOS EM TROCA DE UMA GARRAFINHA DE ÁGUA PARA MALHAR NA ACADEMIA.
É mesmo muito engraçado... TIDIR, Criação de EMpresas, Projetos, TCC e tantos outros!!!!
ResponderExcluirA UNA não consegue fazer nada direito.
Pessoal, não fiz parte de nenhuma categoria e nem cheguei na final, mas pelo que estou vendo vc`s tem que exigir mesmo uma nova banca!!
ResponderExcluirForça pra vc`s!!
Concordo com o aluno de comunicação em dizer que infelizmente não ganhamos nada com a expo Una, é muito dinheiro jogado pelo ralo. Estudo no campus do Barreiro e há três períodos pedimos a troca dos computadores que estão ultrapassados, além de serem poucos não funcionam. Dentro das salas, três trambolhos de ventiladores que o barulho é insuportável, ou ouvimos a explicação do professor ou morremos de calor. E a avaliação do campus??? Alguém sabe para que serve??? A instituição, os professores, coordenadores são avaliados pelos alunos, mas para quê? Nada após é comentado e nem modificado. E os professores novatos? São acompanhados de perto? E por quem? Com certeza não é pelos alunos, pois quando os alunos reclamam do professor para o coordenador piora mais ainda, a turma fica marcada, e o professor que já não é apto para lecionar, e nem preparado para receber criticas, fica satisfeito em ter em mãos o processo de avaliação e possivelmente a reprovação. E o aluno????? Vamos minha gente acordar, vamos fazer valer nossos direitos. Aliás, estamos pagando!!!!!
ResponderExcluirAo Grupo: SISTEMA DE PENEIRAMENTO E BRITAGEM PARA REAPROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO (RCD)
ResponderExcluirEu vi a exposição e acompanhei a apresentação de vc`s... O Grupo estava perfeito(alem de ter só gatos,rs), eu jurava que vc`s ganhariam. Pra mim vc`s são os melhores sem sombra de duvida, mais admirada fiquei quando soube que são do primeiro periodo. Desculpe os outros grupos (tinha muita coisa boa), mas vc`s são os melhores.
Força, e não desistam quero ver vc`s brilhando no proximo Expouna
Olá pessoal, também faço parte de um dos grupos que apresentaram na categoria 4, assiti a apresentação do grupo que ganhou e posso falar com certeza que não foi uma boa apresentação!! Fiquei de boca aberta quando o grupo em questão ganhou. Me questionei qual foi os criterios para avaliar os trabalhos e se houve transparência, uma vez que tinha muito trabalho melhor. Na nossa avaliação nosso grupo também se apresentou muito bem, fomos questionados e nos saímos bem nas respostas, coisa que não aconteceu no grupo em questão. É uma pena!!
ResponderExcluirDetalhe básico que o curso é de engenharia AMBIENTAL e o tema do trabalho é de Conversão direta de energia MECANICA em energia ELÉTRICA... vi a apresentação e elas mesmas disseram que "o trabalho nao tem nada de engenharia ambiental, só mecanica, eletrica, etc" NUNCA VI ISSO.
ResponderExcluirPessoal, por favor não cirtiquem o grupo vencedor, os culpados são da direção.
ResponderExcluirPrezados,
ResponderExcluirA Comissão Julgadora de premiação do 2º ExpoUna, juntamente com a Coordenação de Cursos do Instituto Politécnico e Reitoria da Instituição, estão avaliando todos os fatos mencionados por vocês e se pronunciarão em breve.
Centro Universitário Una
Alguem ai conhece o campi Guajajaras?
ResponderExcluirpois é, minha sala é no terceiro andar do predioe la não tem bebedouro, banheiro e nem o elevador para la.Só o que tem é muito entulho de construção. Então pra que brigar por causa de TIDIR?
Ao invés disso deviamos nos unir em prol de campis com melhores condições.
não sei de na só que o Brasil ta fora da final rsrsrs
ResponderExcluirComo eles vão avaliar se a metade dos comentarios forma EXCLUIDOS do Blog... Meu Deus isso ta ficando complicado!!
ResponderExcluirSó para vc`s terem ideia das acusações que foram feitas antes http://expouna.blogspot.com/2010/07/premio-melhores-expouna_05.html#comments
ResponderExcluirMetade dos comentarios foram EXCLUIDOS do Blog
Prezados,
ResponderExcluirTodos os comentários, até os comentários que não estão mais neste espaço, estão arquivados e já foram analisados. Conforme nosso último pronunciamento, em breve o Centro universitário Una dará seu parecer oficial.
Centro Universitário Una
achei muito injusto isso .... sequencia de erros
ResponderExcluirOutro Questionamento:
ResponderExcluirEu tirei 20 no TIDIR, passei pela segunda banca, mas não fui classificado para final. No edital fala que quem tirou total na apresentação GANHA certificado de destaque academico (CATEGORIA 1). Cade o meu CERTIFICADO??
P/ grupo de Britagem:
Se voces ganharam passaram para final, não deveriam ter recebido certificado de destaque no Instituto (CATEGORIA 2) como dizia no Edital??
Pensem comigo...
Se o grupo de britagem recebesse "certificado de destaque no Instituto" como a UNA explicaria (na entrega de premios) que o grupo ganhador NÃO foi destaque do instituto. Um outro post dizia que os integrantes do grupo ganhador estavam muito contentes antes do resultado, será que não entregar o "certificado de destaque no Instituto" foi uma tatica para não ficar muito na cara a PALHAÇADA que foi essa porra toda??
O que esta acontecendo é serissimo to chocado.
ps.: eu não sei se o que estão falando nos comentarios é verdade, mas se for eu penso dessa forma. Minha indignação foi ter perdido a manhã para apresentar um trabalho, não ter sido selecionado e saber que teve gente selecionada que se quer apresentara.
Se eles não tinham conhecimento, como eles apareceram la? quem disse que eles deveriam estar la na segunda feira? vozes do alem?
ResponderExcluirIsso só deixa claro que o edital esta correto, mas se resguarda para fazer qualquer cambalaxo, pois casos omissos são casos omissos não é mesmo?
Triste e infelizmente tenho que ficar como ANONIMO
SOMENTE PRA PERPETUAR O REGIME AUTORITÁRIO IMPOSTO PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA.
ResponderExcluirMAIS UMA VEZ... UMA VERGONHAAAAAAAAAAAAAA
ESTE CASO IRÁ SE TORNAR PUBLICO MEDIANTE TODA A INSTITUIÇÃO... SERÁ Q AS PESSOAS QUE PARTICIPAM E Q FAZEM A FACULDADE (OS ALUNOS) VÃO CONCORDAR COM ESSA DECISÃO.....
SINCERAMENTE... PELA VERGONHA JÁ NO 2º EVENTO EXPOUNA, É MELHOR A FACULDADE NEM PENSAR EM ORGNIZAR OUTRO...
QUEM SABE NA PORTA DO PROXIMO, TEM UM OFICIAL DE JUSTIÇA COM UMA LIMINAR IMPEDINDO DE ACONTECER???
AI A VERGONHA REALMENTE VAI SER PUBLICA.
A Comissão Julgadora de premiação do 2º ExpoUna, juntamente com a Coordenação de Cursos do Instituto Politécnico e Reitoria da Instituição informam:
ResponderExcluirUm dos grupos indicados pelo Instituto Politécnico para participar da escolha do melhor trabalho, na categoria 4, deveria ter participado da banca de pré-qualificação, na segunda-feira, dia 5 de julho, no horário das 9 horas da manhã, junto aos demais indicados.
Por falha no processo de convocação deste grupo, o mesmo alegou não ter conhecimento do horário de convocação e, por isso, não teve condições de participar desta banca de pré-qualificação.
Portanto, a Comissão Julgadora definiu que este grupo teria direito a apresentar seu trabalho para a banca final, que teve a responsabilidade de indicar o melhor trabalho da categoria. A decisão está em conformidade com o Art 9º, do regulamento.
Centro Universitário Una
Galera, cá pra nós, vcs acham mesmo que a una seria capaz de burlar o resultado? primeiro, em uma exposicão de trabalhos e projetos aberta a todos, segundo, com um edital claro e objetivo, ninguem é bobo de entrar pra concorrer sem antes ficar por dentro de todas regras(a não ser que o grupo ande 24h/dia cuzido), nao to protejendo ninguem, só acho que, é mais que justo dar a chance para que todos se manifestem e sem ofenças... pela resposta da UNA, parece que vai ser revisto... BOA SORTE! E QUE VENÇA O MELHOR.
ResponderExcluirExatamente.. se eles nao sabiam que deveria estar lá na parte da manhã, como sabia que deveriam estar la na parte da noite, justamente na hora do 'julgamento final'??????
ResponderExcluirMuito estranho.. e outra coisa.. se eles faltaram na pré seleção.. é OBVIO que nao podiam ir AUTOMATICAMENTE para a fase final.. isso é um absurdo! isso sim deveria ser revisto!!!
resposta p/ expouna...
ResponderExcluirSe eles não tinham conhecimento, como eles apareceram la? quem disse que eles deveriam estar la na segunda feira? vozes do alem?
Isso só deixa claro que o edital esta correto, mas se resguarda para fazer qualquer cambalaxo, pois casos omissos são casos omissos não é mesmo?
Triste e infelizmente tenho que ficar como ANONIMO
obs.: Enquanto vc`s continuarem tirando essa mensagem continuarei postando... Foi Mal
Será que o Japão roubou a idéia do Grupo vencedor da "Área 4 - Tecnologia e Engenharia" ou o trabalho delas não foi tão inovador assim? Vejam:
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/japoneses-transformam-alegria-de-torcedor-em-energia-eletrica.html
E o foco do grupo era gerar energia para o Mineirão!!! Bem inovador...
O pior é que o protótipo não funcionou e nem estava no dia da apresentação final!!