sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Flagra! Estátua Viva é atração no ExpoUna

Foto: Isabela Carrari

Tribos urbanas se tornam fotonovela

Tribos urbanas de Belo Horizonte ganharam as telas do ExpoUNA ao serem transformadas em fotonovelas pelos alunos do 2º módulo de Relações Públicas. A turma se dividiu em 4 grupos, e as tribos escolhidas foram: hip hop, grupos espíritas, profissionais do sexo e travestis. Os grupos realizaram pesquisa de campo, visitando, fotografando e entrevistando as tribos urbanas. Os alunos que realizaram o trabalho sobre o hip hop apresentaram-se hoje e montaram a fotonovela a partir de muros grafitados com diversos personagens, como o cantor Bob Marley. Com balões de diálogos semelhantes ao de histórias em quadrinhos, eles criaram um duelo de Mc’s entre os personagens.O aluno Heitor Batista disse que gostou muito do trabalho, pois aprendeu vários elementos do exercício profissional de um relações públicas. “Com a fotonovela aprendemos a fazer pesquisas e análises sobre um determinado assunto, direcionando o produto a um público alvo, semelhante ao que faríamos em um empresa”, declara.

Por Natália Oliveira

Confira os trabalhos premiados na última noite do ExpoUna. Eles concorrem a netbooks e passagem aérea

Em noite de festa com direito ao som da Banda Unificada, o encerramento da maior mostra de produções acadêmicas de Minas também foi um momento para comemorar. Foram premiados trabalhos acadêmicos em diversas categorias.

Eles ganharam mochilas exclusivas da Una e foram selecionados para a cerimônia marcada para hoje, a partir das 19h30, no Campus Aimorés, onde será escolhido o melhor trabalho acadêmico. O melhor ganhará netbooks e uma passagem aérea com acompanhante concedida pela Azul Linhas Aéreas.


Confira os ganhadores:

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde
Projeto: Consultoria em Nutrição Esportiva e Idoso
Curso: Nutrição
Integrantes do grupo: Rozeane Martins, Ramiele Calmon e Christiane Lamounier
Orientação: Prof. Luiz Carlos Mussel

Instituto de Ciências Sociais e Humanas
Projeto: Comércio Internacional de Lixo
Curso: Comércio Exterior
Integrantes do grupo: Vanessa Franco, Tamiris Rodrigues, Luis Henrique
Orientação: Prof. Otávio Rezende

Instituto de Comunicação e Artes
Projeto: Blog Grupo Urbano: Neo-Franciscanos - Toca de Assis
Curso: Jornalismo Multimídia
Integrantes do grupo:Ana Paula S. Paiva, João Paulo Costa Jr., Iara Fonseca, Débora Gomes Tomaz , Bruno Moreira, Augusto César Fortes, Pedro Leão, Raphael Jota, Silvana Ferreira, Jesus Sergio Moreira.
Orientação: Prof. Aurélio José

Instituto Politécnico
Projeto: Automação de retirada de amostra de cimento para análise química
Curso: Engenharia de Computação
Integrantes do grupo: André Luiz Guimarães, Andre Luiz Roichman, Bruno Adan, Diego Kenned, Jefferson de Melo, Moises Rafael, Rodney Santos, Thiago Martins, Vyctor Homero
Orientação: Prof. Breno Augusto Ribeiro

Institudo Una de Tecnologia - Unatec
Projeto: Jodo da Memória da Educação Ambiental
Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Integrantes do grupo: Adelque Martins Barbosa, Alexandre Robson de Oliveira, Bruno Alessandro G. Lelis, Bruno Henrique C. Soares, Cleber Randi Coelho, Heitor Oliveira Silva, Rafael Neto Silva, Walmir Cunha Gois
Orientação: Prof. Gilmar Luis de Borba

Fotos do último dia do ExpoUna. Veja se você foi flagrado!



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Alunos apresentam a Lixeira ambulante


Os alunos do 6º período de Engenharia de Controle de Automoção (manhã) inspirados na lixeira falante (desenvolvida pelos alunos do 1º período do curso de Engenharia Ambiental) resolveram projetar uma lixeira que anda. O desenvolvimento do protótipo envolveu a participação de 10 estudantes.

A lixeira é controlada por um software que determina o tempo de locomoção da máquina. Uma outra função, ainda em desenvolvimento, é o sensor de cores. “Colocamos uma trilha preta e a lixeira seguira essa trilha, onde não estiver mais cor preta a lixeira desviará o caminho”, explica Girlei Martins, 32, um dos criadores do projeto.

A lixeira ambulante foi criada em uma semana usando kits da Lego que precisaram ser ajustados e por falta de tempo a lixeira não entrou em ação com motor e engrenagem. Mas, a intenção, de acordo com Martins, é que isso seja revolvido. “Outra funcionalidade prevista é fazer uma mesma lixeira que anda e fala”, revela.

Postado por Matheus de Azevedo


Educação e Cidadania no trânsito


Os alunos Lívia Ferreira, Luis Pires, Paula Morato e Regiane Barbosa, do 6º periodo do curso de Relações Públicas, apresentam, nesta última noite de ExpoUNA, o trabalho Educação no Trânsito como Construção de Cidadania.

Com inspiração no projeto Trânsito Legal, da BHTrans, o grupo desenvolveu um jogo para que crianças e adolescentes possam conscientizar-se e interagir ludicamente sobre como se comportar no trânsito.

Um questionário com 12 perguntas foi aplicado na Escola Estadual Cecilia Meirelles, no Barreiro. A pesquisa apurou que faltavam conhecimentos sobre as regras de trânsito e que era necessário motivar a relação entre professores e alunos.

A partir dessa constatação, o grupo resolveu usar perguntas e respostas para estimular a atitude cidadã e o debate. O jogo é, assim, mais uma possibilidade de educar e construir a cidadania dos jovens.

Por Alessandra Gálatas

Premiação dos melhores trabalhos na ExpoUNA

Fique ligado! Os melhores projetos interdisciplinares desenvolvidos durante o 2º semestre de 2009 serão anunciados, hoje, antes da apresentação da Banda Unificada. É importante lembrar que apenas os melhores trabalhos de cada Instituto serão premiados.

Essa é uma forma da UNA valorizar ainda mais o seu talento!


Aquecedor solar feito com garrafas PET é apresentado por estudantes de Engenharia Ambiental


Produtos recicláveis aparecem novamente em diversos estandes no ExpoUNA. No último dia do evento, um grupo do 2º período de Engenharia Ambiental reutilizou garrafas PET, caixas de leite e sacolas plásticas para montar um aquecedor solar. Capaz de aquecer a água até 60º C, a fonte de energia alternativa foi montada em apenas um dia pelo grupo, que é composto por sete alunos. Eles utilizaram 25 garrafas PET para aquecer uma caixa d’água de 20 litros.

Essa iniciativa mostra uma maneira simples de se desenvolver estratégias de preservação do meio ambiente. A partir de produtos que são facilmente encontrados em casa, não é necessário usar fogo nem eletricidade para aquecer água. Só precisa esperar pelo sol.

Alunos contam o que acharam do evento

Banda Unificada da Mix no ExpoUNA hoje!

A banda unificada da rádio Mix, formada pelos músicos Michel Cardoso e Carlos Eduardo, do Jack Tequila, e Lúcio Flávio e Rômulo Rogério, da L6, se apresentam hoje, às 21 horas, no ExpoUNA.

Os músicos farão um show exclusivo para os alunos da UNA com os maiores sucessos da música nacional e internacional de todos os tempos, entre eles: Jota Quest, Creedence, Kiss, O Rappa, Skank, Paralamas e Beatles. O show ainda conta com a música "Só para te dizer", sucesso do Jack Tequila.



Confira o show exclusivo do Detonautas no ExpoUna

Veja se você foi flagrado no ExpoUNA!

Encontro de negócios no ExpoUna com a IX Feira de Empresas Simuladas

Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade. A IX Feira de Empresas Simuladas é um das atrações do último dia do ExpoUNA, a partir das 18h. Vinte três empresas idealizadas por alunos da Unatec divulgarão seus produtos, por meio de catálogos especialmente elaborados.

Como gerentes de negócios, os alunos têm a oportunidade de desenvolver produtos possíveis de comercialização com outras empresas do gênero, ligadas à rede Sebrae e de viabilizar planos e estratégias para diversas áreas, aplicando conceitos apresentados nas aulas expositivas.

A Feira de Empresas Simuladas é um projeto da UNA que tem como principal parceiro o Sebrae Minas. “Por meio do seu Centro de Empresas Simuladas (Cesbrasil), a empresa simulada é, na verdade, uma metodologia de ensino que possibilita a atuação prática e profissional dos alunos das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Logística", disse a professora Simone Carsalade.

Assistência jurídica e social no ExpoUNA


Hoje, a partir das 18h, no estande 002, os alunos da equipe do Escritório de Assistência Jurídica da UNA – Esajuna, estarão de plantão no ExpoUNA, esclarecendo gratuitamente dúvidas no âmbito do Direito de Família, Direito de Sucessões, Direito Penal, Direito Cível, tais como Posse e Propriedade, Locação, Indenizações e Direito do Consumidor.


Redação: Fernando Leroy
Foto: Isabela Carrari

Moda e sustentabilidade


Alunos do curso de Design de Moda mostraram que a sustentabilidade é também possível no mundo da moda e pode ser um diferencial em um mercado cada vez mais competitivo. Eles criaram uma empresa fictícia para a produção de bolsas feitas de banners.

Coloridas, inovadoras e ousadas, as bolsas também contribuem para diminuir o impacto que o descarte deste material causa ao meio ambiente.

A exposição estará aberta hoje, a partir das 15h, na Sala Multifuncional do ExpoUna.

Redação: Fernando Leroy
Fotos: Isabela Carrari

Ponte feita de macarrão é atração do ExpoUna


Muitos não resistiram em dar uma espiada na ponte feita de macarrão que os alunos do 3 período do curso de Engenharia Civil apresentaram na noite da última quarta-feira no ExpoUna.

A ponte é uma miniatura da ponte Ernesto Dornelles, construída em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, uma das únicas do Brasil erguidas com arcos paralelos. Para desenvolver o protótipo de 1m,48, foram utilizado 6kg de macarrão durante 2 meses de trabalho, com encontro sempre aos sábados.

Para criar resistência os alunos fizeram camadas, colando um macarrão sobre o outro com uma cola adesiva plástica.

Redação: Fernando Leroy
Foto: Isabela Carrari

Água no lugar certo


Minas Gerais é um dos grandes polos mundiais da extração de minério e já foi alvo de desastres ecológicos que causaram danos irreversíveis ao meio ambiente.

Os rios próximos às minas de extração muitas vezes sofrem o impacto gerado durante o processo, pois suas águas são utilizadas para a lavagem do minério, ameaçando assim um dos recursos mais importantes do nosso planeta.

Os alunos do 2 módulo do curso de Engenharia Ambiental Daniela Fernanda, Fernanda Cristina, Kézia Cássia, Lúbyna Patrícia, Priscila Silva, Thais Abalem, Tiago Antunes, atentaram para essa questão no ExpoUna com o projeto que propõe a reutilização da água despejada após a lavagem do minério.

Através de uma bomba volátil para a unidade de tratamento da mineradora, a água pode ser reaproveitada para lavar o minério novamente. O protótipo do projeto foi uma das grandes atrações da noite de apresentações da última quarta-feira.

“A maioria das empresas jogam grande parte da água no rio. Nossa proposta é devolver pequena porcentagem da água e reutilizar grande parte dela”, disse os alunos.

Redação: Fernando Leroy
Foto: Isabela Carrari

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jornal Nacional destaca projeto apresentado no ExpoUna

A Lixeira falante que ajuda deficientes visuais a proteger o meio ambiente, fruto do projeto dos estudantes do 1º período do curso de Engenharia Ambiental Robson Tupy, Carla Lídia, João Carlos, Janeide Marques, Daniel dos Santos, Rodrigo Torres, Flávio Neri foi destaque da última edição do Jornal Nacional, da TV Globo.

A equipe de jornalismo acompanhou um deficiente pelas ruas do centro da capital mineira e demonstrou um pouco das dificuldades que muitos enfrentam no dia-a-dia. As gravações da reportagem também se estenderam ao Campus Raja, em um dos laboratórios do Instituto Politécnico, além do Instituto São Rafael que é o local aonde o projeto está implantado.

E quem passou pelo estande 21, no dia 23 de novembro, no Expouna, se surpreendeu com o projeto que é considerado a 1ª lixeira do país que fala para auxiliar deficientes visuais na hora de separar o lixo.

Na prática: os deficientes visuais do Instituto São Rafael, em BH, já estão separando o lixo no recipiente correto com a ajuda de sensores de voze outras instituições do país já estão de olho na ideia inovadora dos alunos da Una.


Confira a reportagem do Jornal Nacional:


Redação: Fernando Leroy

Protocolos de rede são tema de trabalho nos SI

O estudante do 2° período de Tecnologias de Rede de Computadores Aguinaldo de Matos Fonseca, 37, explicou como foi a sua apresentação no 3° dia do ExpoUNA.

Subscribe Free for future posts Add this player to my Page
Por Matheus de Azevedo

Curta Fragmentos versa sobre a inteireza e a falta

Hoje foi o último dia de exibição dos curtas-metragens dos alunos do 6º módulo de Cinema e Vídeo. O tema geral do trabalho era "Da inteireza à falta." Ao todo foram 5 grupos ,divididos em três dias de apresentação.

O curta desta quarta-feira foi Fragmentos. O vídeo consistia em vários episódios, cada um dirigido por um dos integrantes; no fim, a junção desses episódios se tornou um curta. O grupo apostou em uma experiência estética nova para eles: fazer um vídeo experimental.

O curta não tinha uma sequência, mas várias histórias fragmentadas que faziam sentido em um todo. A passagem de um fragmento ao outro assinalava a ideia da falta, presente no título. E essa falta, com a junção de todos os curtas, demarcava uma inteireza.

A sala de exibição ficou cheia e, ao fim da apresentação, o grupo disse que não explicaria o curta, pois não queriam analisar ou construir um sentido para o vídeo apresentado, mas sim desnudar o sentido, deixar uma interpretação aberta para que o público pudesse tirar suas conclusões. Estava claro no vídeo que o conceito de falta era o que unificava as diferentes histórias e imagens apresentadas na projeção.

Por Natália Oliveira

Mais cliques no terceiro dia


E você, já foi flagrado pela nossa equipe?

Alunos do segundo período de Análise e Desenvolvimento de Sistema criam jogo em Libras















O 2° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas teve como objetivo, no TIDIR desenvolver um jogo com o tema de educação ambiental. O grupo do estudante Heitor Oliveira da Silva foi além. Eles optaram incluir no jogo sinais em Libras, (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, o jogo inclui no seu público os deficientes auditivos e acaba ensinando um pouco dessa forma de comunicação para as outras pessoas. A idade mínima para o jogo é de 8 anos, mas o grupo não pretendia limitar esse aspecto.

Os alunos tiveram ajuda dos professores e de profissionais de Libras, mas também precisaram pesquisar meios de fazer um jogo que realmente fosse educativo. A escolha do grupo foi criar um jogo da memória com imagens de alguns animais em extinção no Brasil, como a onça, o leão marinho e mico-leão dourado. A maneira que eles encontraram de usar os sinais em Libras foi colocar o sinal que representasse o animal de cada imagem. No nível 1, o jogador precisa achar as duas imagens iguais em menos tentativas possíveis. Já no nível 2, o jogador tem que achar a dupla da imagem do animal e a imagem de apenas o sinal do animal.

Com esse pequeno diferencial, o grupo ganhou reconhecimento entre os professores e mostraram que a inclusão de deficientes pode ser algo simples e que todos podem fazer.

Por Juliane Schlosser

Grupo de Processos Gerenciais desenvolve empresa experimental de sacolas sustentáveis

Sustentabilidade parece ser o tema do ano. Muitos grupos de diversos cursos desenvolveram ou apresentaram produtos e trabalhos que envolvem maneiras de ajudar o meio ambiente. Wanderson Tadeu e Alexandra Natale, junto com o seu grupo do 3° período de Processos Gerenciais, apresentaram uma empresa experimental que produz sacolas feitas de papel reciclado.
No Brasil, o material bruto desse produto ainda é mais caro do que papel não reciclado, mas muitas empresas já aderem a ele. A escolha dessas empresas serve de exemplo. Para o grupo, os benefícios do uso das sacolas sustentáveis desenvolvidas por eles são que as pessoas poderão reutilizá-las, elas virão com um pequeno cartão com mensagens sobre cidadania e meio ambiente. Outro objetivo é ajudar a diminuir o lixo descartado em sacolas plásticas, que demoram mais para se decompor.

Casas inteligentes: do tijolo à utilização do espaço


Os trabalhos apresentados no terceiro dia do Expouna revelam a preocupação atual de unir sustentabilidade, redução de custos e praticidade. Esse pensamento chega à construção civil na criação e adaptação de espaços destinados ao trabalho dentro de casa (Home Office).
O grupo do 2º módulo da Engenharia Civil demonstra a aplicação do tijolo ecológico nas edificações. Isso quer dizer uma construção sustentável, em que a economia será vista na fase do acabamento.
Danilo Morais, Filipe Oliveira, Julio Cesar e Marcela Santos afirmam que o tijolo ecológico é uma alternativa para a reutização do entulho de outras construções. Além disso, não precisa ser queimado no forno e sua constituição é de 95 % terra argilosa e arenosa, entulho, cimento e 5% de água. Ele é mais resistente que o tijolo comum de seis furos e ainda demanda menos cimento ou argamassa por seu formato diferenciado.

Útil e agradável

Depois de construída a casa, vem a decoração e a maneira como o ambiente será utilizado. Aline Colen, Carla Machado, Grazielle Alves, Josyane Nogueira, Keila Sonale e Romilda Muñoz, do 1º e 2º módulos de Design de Interiores, apresentam o modelo de estrutura Home Office.
A integração do espaço, a economia de tempo de deslocamento, a redução de custos e impostos, a otimização do trabalho, entre outras vantagens, fazem com que o Home Office seja uma opção para quem deseja economia e praticidade.
Por Alessandra Gálatas

Reitor da Una fala sobre a importância do ExpoUna

A equipe de cobertura do ExpoUna entrevistou, logo após seu discurso de abertura, o Reitor da UNA, Pe. Geraldo Magela, que ressaltou a importância do ExpoUna e seu objetivo de reunir toda a produção científica desenvolvida pelos alunos da instituição.

“O aluno teve seu trabalho exposto, um trabalho que foi desenvolvido em conjunto entre professor e aluno, e isso é importante para a Una,” declarou.

Confira o vídeo:

Vida saudável é tema de trabalhos de Enfermagem

Durante o terceiro dia do ExpoUna, alunos do 4º, 5º e 6º períodos do curso de Enfermagem realizaram a medição da pressão e deram orientações para alunos e comunidade externa sobre a hipertensão (pressão alta), a importância dos exercícios físicos e de uma boa alimentação.

Falando em alimentação, as alunas do 6º e 7º período de nutrição mediram o peso, altura, calcularam o IMC (Índice de massa corpóreo), além de explicar para quem procurava a avaliação nutricional a diferença entre alimentos diet e light e gordura trans.

Os dois stands estão localizados na entrada do ExpoUna e a equipe de alunos estará presente até o fim do dia.
É a Una valorizando a qualidade de vida e o relacionamento com a comunidade!

Ídolos de uma Geração

Influência entre os jovens brasileiros, a banda Detonautas Roque Clube marcou presença no ExpoUna e agradeceu o carinho do público. “O mais bacana foi ver as pessoas aqui no seu horário de almoço, na hora do intervalo. E eu, como artista, eu só posso dizer que me sinto honrado”, afirma Tico Santa Cruz, vocalista da banda.

No momento da maior mostra acadêmica de Minas, Santa Cruz passa um recado aos fãs como um dos ídolos da atual geração. “É importante termos como exemplo os nossos ídolos. Eles também nos ajudam a ver e entender como podemos nos tornar pessoas melhores e fazer de onde moramos, um país melhor, um mundo melhor. Isso, nós também podemos encontrar aqui no ExpoUna.

Ainda de acordo com o cantor, a passagem do Detonautas no Expouna procurou sensibilizar o público por meio do poder da música. “E como já dizia Nietzsche ‘todas as artes invejam a música’ porque a música está presente em todas as artes. No momento em que a música sensibiliza, ela abre espaço para o conhecimento no nosso dia-a-dia”, afirmou.


Por Bárbara Pampolini de Oliveira

Flagra no ExpoUna!


A Revista Ragga circulou pelo ExpoUna e flagrou muita gente nos primeiros dias do evento.

Clique aqui e confira quem esteve por lá!


Detonautas agitam o ExpoUna


fotos: Isabela Carrari


Um dos maiores nomes do rock nacional, a banda Detonautas agitou centenas de alunos e fãs nesta tarde no ExpoUna. Tico Santa Cruz e Renato Rocha cantaram por quase 1h seus maiores sucessos, entre eles "Quando o sol se for", "Nem me lembro mais", "Outro lugar" e fez o público pular no terceiro dia do maior evento acadêmico de Minas, uma promoção da Rádio 98 FM e Una.

Na oportunidade, Tico Santa Cruz enviou uma mensagem aos alunos da Una. “Somos a juventude que pode transformar o país. O conhecimento transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Temos que ter o desejo de colocar em prática o conhecimento, pois o nosso país está nas mãos de vocês”, afirma o vocalista.

Em sua trajetória musical, a banda mostra que música é muito mais do que diversão, mas conscientização. “Sempre buscamos a relação com os universitários por meio de um grupo que leva poesia, música e discussões sócio-políticas para os jovens nas escolas e universidade”, disse o vocalista da banda Tico Santa Cruz.

Os fãs ainda tiveram a chance de levar CD´s e camisetas exclusivas da banda.

Redação: Fernando Leroy
Fotos: Isabela Carrari e Anna Sandim

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Alunos analisam a distribuição de sorvetes na Grande BH

Alunos do curso de Logística, da Unatec, discutiram em seu trabalho interdisciplinar os principais problemas na distribuição de sorvetes na região metropolitana de BH.

A escolha do tema está relacionada à participação de integrantes do grupo em empresas do ramo. A principal dificuldade encontrada pelos universitários foi o tempo para levantamento dos dados. Com o aprofundamento no trabalho de campo, verificaram que os impactos estão concentrados na restrição de circulação viária, cargas e descargas no hipercentro de BH, e na manutenção da temperatura dos produtos para distribuição.

Como solução e estratégia de mercado, o grupo sugeriu a contratação de um operador logístico. Identificada a possível solução para o problema, os universitários já pensam nessa operação logística como potencial tema para o próximo Tidir.

Os alunos acreditam que a ExpoUna é uma oportunidade para crescimento e uma forma de divulgação dos trabalhos acadêmicos. Confiança e prestígio na formação dos melhores profissionais para o mercado.

Por Vinícios Sebastian