sexta-feira, 2 de julho de 2010

"Arrasta-pé" com quadrilha do Feijão Queimado agita a última noite

A Tenda Cultural do 2º ExpoUna se transformou em um grande arraial. O grupo de quadrilha Feijão Queimado, vencedora do concurso Arraial de Belô 2009, agitou o público com seu “arrasta-pé” tradicional, fechando a programação cultural da mostra. Confira as imagens:

Surpresa na última noite


Até quem estava às vésperas da apresentação do trabalho não hesitou em dar uma espiada, bem acima do estande, no balão dirigível que circulou na última noite do 2º ExpoUna.

A organização da mostra inovou mais uma vez e surpreendeu o público com uma ação moderna e descolada.

Comandado por controle remoto, o balão despertou a curiosidade de muitos e agradou quem gosta de tecnologia e inovação.

Texto: Fernando Leroy
Foto: João Marcelo Siqueira

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Serviço Social pesquisa a história do Movimento Negro no Brasil



O Trabalho interdisciplinar das alunas Cleonice Martins, Rozelaene Carneiro, Marcele Ferreira, Iana Siqueira, Sofia Trota, Elza Silva e Eloisa Matos do primeiro período de Serviço Social tem o objetivo de fazer uma releitura da História do Movimento Negro no Brasil. Através de várias pesquisas e entrevistas, foi redigido um artigo cientifico sobre o tema.

As estudantes acreditam que para diminuir a discriminação e construir uma sociedade com igualdade social em nosso país, é necessário ações afirmativas assim como é feito pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

O Trabalho interdisciplinar das alunas Cleonice Martins, Rozelaene Carneiro, Marcele Ferreira, Iana Siqueira, Sofia Trota, Elza Silva e Eloisa Matos do primeiro período de Serviço Social tem o objetivo de fazer uma releitura da História do Movimento Negro no Brasil. Através de várias pesquisas e entrevistas, foi redigido um artigo cientifico sobre o tema.

As estudantes acreditam que para diminuir a discriminação e construir uma sociedade com igualdade social em nosso país, é necessário ações afirmativas assim como é feito pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Por Andressa Silva

Cruzeiro Esporte Clube é tema de projeto


Os alunos do primeiro período do curso de Gestão de Marketing apresentaram o trabalho “Marketing Esportivo: Cruzeiro Esporte Clube”. Sionara Felix, Priscila Gouveia, Felipe Bernardes, Warlley Augusto, Fernando Lucas, Milena Paiva e Hadassa Lins, fizeram um estudo de caso sobre as estratégias de promoção do clube de futebol mineiro.

A apresentação reuniu uma grande platéia e contou com a presença do Raposão, o mascote do Cruzeiro, cujo carisma conquistou até os professores avaliadores. A julgar pela boa avaliação da Banca Examinadora, os calouros já começaram afiados.




Por Andressa Silva
Foto João Marcelo Siqueira

Curso de Marketing planeja exportação de refrigerante para China


Criatividade não falta para os alunos do curso de Gestão de Marketing da Unatec,que criaram o trabalho “Exportação Mate Couro para China”. Com o estande decorado com as bandeiras dos dois países e alunas com roupas chinesas, eles atraíram a atenção do público para apresentar suas propostas, além de oferecerem o produto para os visitantes.

Os estudantes Adnilson Mendes, Karina Domingues, Rosemary de Oliveira, Liliane Geralda, Wendel Oliveira, Nadia Barbosa, Jaqueline Vieira, tinham como proposta do TIDIR criar uma estratégia de exportação de um produto de invenção e produção 100% mineiro. Eles escolheram o refrigerante Mate Couro e elaboraram uma estratégia de exportação para China. Viabilizam a proposta: as relações comerciais desse país com o Brasil, a mão de obra barata e grande densidade populacional.

Por Andressa Silva e João Marcelo

Alunos de Enfermagem ensinam primeiros-socorros

Alunos do curso de Enfermagem apresentaram o projeto de extensão Una Urgente, durante a Mostra de Profissões e Carreiras, no estande 79, que contou, hoje, com a presença dos alunos do ensino médio.

Os universitários simularam, com um boneco os procedimentos de primeiros-socorros, uma parada respiratória, além de orientar o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). “O estande é um dos mais procurados na mostra. Os estudantes assistem a simulação e depois respondem um teste para medir seus conhecimentos sobre o tema”, explica diz Carlos Gabriel, aluno do 7° período de Enfermagem.

O Una Urgente reúne dez estudantes dos 5°, 6° e 7° períodos do curso de Enfermagem e é coordenado pelo professor Carlos Henrique Castanheira, especialista em urgência e emergência.


O grupo realiza visitas em escolas e empresas (principalmente para as comissões de segurança, as CIPAs), e orientam o público sobre como agir em casos de urgência.

Para estimular a participação dos estudantes, o grupo sorteou uma uma camisa oficial da Seleção Brasileira.

Por Danielle Pinheiro

Empreendendo para construir o futuro


Os alunos do curso de Processos Gerenciais, do campus Barro Preto, apresentaram no estande 103, como trabalho de conclusão de curso, o projeto empresa simulada. A empresa Alquimia Cosméticos revende virtualmente produtos da linha Mary Kay.

“A empresa é dividida como em uma empresa real, tem os gerentes dos departamentos financeiros, RH e comercial (setores de compra, venda e marketing) sendo que o financeiro e recursos humanos são responsáveis pelos assistentes e estagiários”, explica o aluno Paulo César, sobre o funcionamento da empresa.

A turma foi dividida em dois grupos, dando uma média de dezessete alunos responsáveis pela empresa, cada grupo tem um facilitador com função de intermediar o relacionamento entre os funcionários da empresa (alunos) e o gerente geral (professor).

Na apresentação foram expostos os resultados finais da empresa, cálculos financeiros, progresso no mercado e a proposta de ação social, que nesse caso, trata – se da divulgação do Conselho Estadual da Mulher (CEM).

Por Iara Fonseca

Veja se você foi flagrado pelas nossas câmeras!

Alunos lançam revistas no ExpoUna

Três revistas foram lançadas no ExpoUna, frutos de trabalhos apresentados na maior mostra acadêmica de Minas por alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, orientados pela professora Mary Márcia Alves.


Revista Cash Up

Foi apresentada ontem pelos alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A, orientados pela professora Mary Márcia Alves. A publicação é fruto do projeto aplicado “Cidadania e Sustentabilidade Econômica na Associação dos Deficientes de Contagem” e tem o objetivo de auxiliar a Associação de Deficientes de Contagem (ADC) na administração financeira de seus recursos, conscientizando a associação da importância disso e levando-a sobreviver com o que produz.



Revista Conscientização e Compromisso Financeiro

Os alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A, ensinam como desenvolver planejamentos financeiros com recursos escassos na Revista Conscientização e Compromisso Financeiro , fruto de uma pesquisa do Projeto Aplicado . O objetivo é conscientizar famílias de baixa renda a estabelecer um controle financeiro.




Revista Amigos da HP

O Projeto Aplicado “A arte de gerir recursos: orçamento consciente, sucesso evidente” deu origem a uma revista também lançadas por alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A. Eles retrataram, na publicação, o contexto econômico financeiro de uma família/empresa inserida em uma comunidade carente, partindo do pressuposto que a escassez de recursos não é, necessariamente, fator decorrente da má distribuição de renda.



Texto: Fernando Leroy
Foto: Henrique Muzzi

Estudantes de enfermagem fazem medição de glicemia, aferição de pressão e vacinação


As estudantes do 6º período de enfermagem oferecem vacinação, medição de glicemia e aferição da pressão arterial. Esse trabalho é itinerante, realizado no campus da Una Guajajaras, em praças da região metropolitana e grandes eventos, como o ExpoUna. As vacinas disponíveis são:

• Tríplice viral (rubeola, sarampo e caxumba);
• Hepatite B
• Febre amarela
• H1N1
• Dupla adulta (difteria e tétano)

Além da medição da glicemia e aferição da pressão arterial de visitantes, as estudantes oferecem instruções e encaminham para médicos especialistas, quando necessário. “É uma ótima oportunidade de atuar na área e ao mesmo tempo aprender com as dificuldades”, diz Pollyanna Leal.

Prestação de serviço no Campus Guajajaras:
De Segunda a Sexta-feira, de 8:00 às 20h.
Guajajaras, 175 – centro
Tel.: 3508-9139

Por João Marcelo Siqueira

Encontro de negócios: conheça as empresas simuladas


Inovação, empreendedorismo, sustentabilidade. Isso e muito mais é o que prometem os alunos do curso de Processos Gerenciais da Unatec durante as apresentações de suas empresas simuladas.

Na noite de hoje, quatro empresas divulgarão seus produtos e apresentarão seus projetos para o público e professores avaliadores. Convidados especiais do mercado de trabalho também estarão prestigiando as apresentações.

Confira a programação

19h15 às 19h55
Empresa Simulada Alkimia – estande 103
Empresa Una Esportes – estande 98

21h10 às 21h50
Empresa Luna Floricultura – estande 92

21h55
Empresa Simulada Di FFerri Chocolates - estande 100

Conheça as empresas simuladas

Como gerentes de negócios, os alunos têm a oportunidade de desenvolver produtos possíveis de comercialização com outras empresas do gênero, ligadas à rede Sebrae, e de viabilizar planos e estratégias para diversas áreas, aplicando conceitos apresentados nas aulas expositivas.

“Por meio do seu Centro de Empresas Simuladas (Cesbrasil), a empresa simulada é, na verdade, uma metodologia de ensino que possibilita a atuação prática e profissional dos alunos das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Logística", disse a professora Simone Carsalade.

Pachecão no 2º Expouna

O professor de física mais famoso do Brasil anima os estudantes de ensino médio participantes da Mostra de Profissões e Carreira no 2º Expouna.




reportagem: Laís Sena

Estudantes participam do espaço Una DM Jovem


Um stand da Una DM Jovem mostrou todo trabalho desenvolvido na parceria que UNA e DM Produções fizeram no Axé Brasil 2010. O projeto envolveu mais de 60 alunos de diferentes cursos.
Estudantes do curso de enfermagem atuaram nos postos médicos no evento. Alunos de moda realizaram a customização dos abadás e estagiários de jornalismo fizeram divulgação e a cobertura do festival, o maior de axé do país.
No stand, notebooks ligados à internet mostram o trabalho realizado durante os 40 dias de trabalho e alunos que estagiaram no projeto contam para os visitantes sobre a experiência que tiveram.


Texto: João Marcelo Siqueira
Foto: Danielle Pinheiro

Pachecão dá palestra para alunos do ensino médio




A Tenda Cultural recebeu hoje aproximadamente 300 alunos para assistirem palestra do professor José Inácio da Silva Pereira, o Pachecão. Os estudantes vieram da Escola Estadual Governador Milton Campos, mais conhecida como Estadual Central, e do Colégio São Paulo.
Com o tema “Sonho e Futuro Profissional”, a palestra abriu diálogo sobre a dificuldade na hora de escolher a profissão. Descontraído, o professor contou que prestou 13 vestibulares em três anos e meio e, que a cada um, entrava em desespero.
Thais Fernandes Soares de Carvalho, 17, estudante do Estadual Central, se interessa por enfermagem, porém ainda tem dúvidas. A palestra deixou a estudante mais tranquila. “Estou achando muito interessante, pois o Pachecão passa segurança para quem está começando”, conta.


Texto João Marcelo Siqueira
Foto Ana Sandim

Danças Típicas: Dança Flamenca traduz a explosão cigana do ritmo espanhol

O palco da Tenda Cultural do ExpoUna virou um tablado flamenco. O Grupo de Dança Soleá misturou costumes, raças, culturas, cores e classes espanholas, com forte apelo emocional, que relata a forma de viver e sentir a vida, as dores e amores dos povos que o formaram e formam o sedutor flamenco, que traduz a expressão máxima dos ciganos.

Texto e fotos: Fernando Leroy

Confira as imagens


Danças típicas: Brasil é representado pelas Xicas da Silva

De formação múltipla assim se faz as Xicas da Silva , donas de casa, universitárias, negras, brancas, ricas, pobres como são as Xicas Brasileiras.

Na Tenda Cultural do 2º ExpoUna, o Grupo tocou os ritmos dos tambores de minas, congo, moçambique, marcha-grave e folias. Resgataram a cultura popular brasileira com a ciranda, rodas, lundus e o maravilhoso canto das lavadeiras.

Texto e fotos: Fernando Leroy

Confira as imagens


Danças Típicas: Dança Portuguesa

A comunidade Luso-Brasileira fez um convite às tradições portuguesas e surpreendeu o público com o melhor da dança do país. Confira as imagens:

Texto e fotos: Fernando Leroy

Danças Típicas na Tenda Cultural: Tango agita o público

O tango milonguero foi uma das atrações da Tenda Cultural, na última quarta-feira. É muito dançado nas milongas, em Buenos Aires.

O show ficou por conta da Escola de Dança de Salão Top Dance que apresentou um tango de salão com abraço aberto e movimentos de show.

Texto e fotos: Fernando Leroy

Confira as imagens


Danças Típicas: Índia no palco do ExpoUna

O Grupo Chandra Kala, que quer dizer “Lua Crescente”, representou a Índia na Tenda Cultural do ExpoUna. O Grupo é formado por alunos do prof. Carlos Clarck, que é profissional da dança detentor de vários estilos com formação no Brasil e no exterior.

Fez sua estréia no ano passado já sendo reconhecido, este ano, com três troféus no Festival Nacional Unidance, em Divinópolis (MG). O estilo é o Bollywood (dança indiana moderna), trabalhando como base o Kathak e kuchippudi.

Texto e fotos: Fernando Leroy

Confira as imagens


Danças Típicas: Libaneses surpreendem o público

A parada desta vez é o Líbano. No palco da Tenda Cultural, na noite da quarta-feira, a Cia. Brigitte Bacha, única no Brasil com certificado de reconhecimento do ministério de turismo do Líbano, apresentou danças folclóricas árabes.

Em cada espetáculo são incorporados alguns elementos de danças folclóricas brasileiras, da dança de salão, da dança contemporânea, da expressão corporal ou do teatro, sempre mantendo, como fio condutor, a tradição árabe.

Texto e fotos: Fernando Leroy

Confira as imagens


#expouna2010

Acompanhe pelo Twitter a cobertura do 2º Expouna, realizada pelos alunos do curso de joralismo multimídia. Confira a programação diária do evento e as curiosidades sobre as apresentações dos trabalhos.

Informação e avaliação nutricional



Estagiárias do curso de nutrição trazem ao estande 5, a Clinica Integrada de Atenção à Saúde, oferecendo orientações e informações nutricionais aos visitantes e alunos.

Por meio da altura e do peso, as alunas calculam o Índice de Massa Corporal (IMC) dos visitantes, além de distribuir folhetos explicativos e fornecer informações sobre alimentação saudável e sobre os riscos que uma alimentação desequilibrada pode trazer “O planejamento de uma alimentação adequada previne várias doenças como a obesidade, problemas cardíacos, câncer, diabetes e hipertensão”, explica a nutricionista responsável pela clínica Silvana Portugal.

A Clínica Integrada funcionará de manhã e à tarde, atendendo qualquer pessoa que queira alguma informação ou avaliação.

Texto e foto: Débora Gomes



De olho na Copa do Mundo


Com o tema Copa do Mundo de 2014, os alunos do 2° período de Engenharia Ambiental desenvolveram o protótipo de uma lixeira sustentável, que compacta latas auxiliando na diminuição do volume do lixo.

O processo é simples: a lata entra na máquina e é prensada por duas molas, acionadas por um pedal. Em questão de segundos, a lata sai prensada, caindo em um compartimento externo. “A máquina é um incentivo à coleta seletiva”, explica a estudante Nicole Vuicik, 24.

O protótipo foi todo desenvolvido pelo grupo e a confecção foi realizada por um torneiro mecânico. “Só não fizemos porque ninguém sabe trabalhar com solda e metal, mas acompanhamos tudo de perto”, explica a estudante.

Texto e foto: Débora Gomes

Orientação sobre o uso de ervas medicinais


Estudantes do curso de farmácia estão no estande 4 orientando sobre o uso de ervas medicinais. “Muitas vezes as pessoas utilizam ervas, bebem chás, sem saber para que serve cada um”, conta a estudante Gabriela Gomes, 21.

Além de orientar, as alunas oferecem chás aos visitantes, entregam folhetos informativos e esclarecem possíveis dúvidas. “Nós explicamos como usar e também onde encontrar cada erva”, explica Gomes.

As alunas permanecem no evento até hoje à noite.

Texto e foto: Débora Gomes

Solução inovadora ajuda deficientes em tarefas simples

Trabalho de alunos do curso de Engenharia de Produção ajuda deficientes com tarefas simples do dia a dia.

Linha de manufatura didática desperta atenção

As alunas do 4° período de Engenharia de Produção desenvolveram uma estrutura chamada de "linha de manufatura didática", composta por uma lâmpada, pregos e uma placa, que projeta na parede, em tamanho maior, o nome UNA. Na apresentação, as alunas usam a peça que pode ser montada e desmontada várias vezes em um tempo padrão determinado, para incentivar o visitante a pensar no que pode fazer para aproveitar seu tempo enquanto estudante. “Faz pensar também no que cada um pode fazer enquanto parte da instituição, pois querendo ou não, nosso nome está vinculado ao da instituição”, explica Tairine Silva Gonçalves.


A iniciativa surgiu de uma aula prática no laboratório de manufatura “Percebemos que há uma deficiência enorme de equipamentos”, revela a estudante Gonçalves. Pensando nisso, o grupo teve a idéia de desenvolver um trabalho que pudesse ser utilizado além da exposição.
Como uma estratégia para chamar a atenção das pessoas que passam pelos corredores, as alunas encobriram a entrada do estande com uma lona, despertando curiosidade. “Ano passado, montamos uma estrutura simples e ninguém parava para perguntar o que estava sendo feito.


No final da explicação do projeto, as alunas pedem ao visitante que responda a pergunta “O que você está fazendo para projetar seu nome?” em uma só palavra e escreva num quadro branco dentro do estande. “Muita gente chega e diz: ‘nossa! Não sei!’, mas às vezes nem pára para pensar”, diz Carvalho.

Texto e foto: Débora Gomes