sexta-feira, 2 de julho de 2010
"Arrasta-pé" com quadrilha do Feijão Queimado agita a última noite
Surpresa na última noite

Até quem estava às vésperas da apresentação do trabalho não hesitou em dar uma espiada, bem acima do estande, no balão dirigível que circulou na última noite do 2º ExpoUna.
A organização da mostra inovou mais uma vez e surpreendeu o público com uma ação moderna e descolada.
Comandado por controle remoto, o balão despertou a curiosidade de muitos e agradou quem gosta de tecnologia e inovação.
Texto: Fernando Leroy
Foto: João Marcelo Siqueira
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Serviço Social pesquisa a história do Movimento Negro no Brasil

O Trabalho interdisciplinar das alunas Cleonice Martins, Rozelaene Carneiro, Marcele Ferreira, Iana Siqueira, Sofia Trota, Elza Silva e Eloisa Matos do primeiro período de Serviço Social tem o objetivo de fazer uma releitura da História do Movimento Negro no Brasil. Através de várias pesquisas e entrevistas, foi redigido um artigo cientifico sobre o tema.
As estudantes acreditam que para diminuir a discriminação e construir uma sociedade com igualdade social em nosso país, é necessário ações afirmativas assim como é feito pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
O Trabalho interdisciplinar das alunas Cleonice Martins, Rozelaene Carneiro, Marcele Ferreira, Iana Siqueira, Sofia Trota, Elza Silva e Eloisa Matos do primeiro período de Serviço Social tem o objetivo de fazer uma releitura da História do Movimento Negro no Brasil. Através de várias pesquisas e entrevistas, foi redigido um artigo cientifico sobre o tema.
As estudantes acreditam que para diminuir a discriminação e construir uma sociedade com igualdade social em nosso país, é necessário ações afirmativas assim como é feito pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).
Por Andressa Silva
Cruzeiro Esporte Clube é tema de projeto

Os alunos do primeiro período do curso de Gestão de Marketing apresentaram o trabalho “Marketing Esportivo: Cruzeiro Esporte Clube”. Sionara Felix, Priscila Gouveia, Felipe Bernardes, Warlley Augusto, Fernando Lucas, Milena Paiva e Hadassa Lins, fizeram um estudo de caso sobre as estratégias de promoção do clube de futebol mineiro.
Por Andressa Silva
Foto João Marcelo Siqueira
Curso de Marketing planeja exportação de refrigerante para China

Os estudantes Adnilson Mendes, Karina Domingues, Rosemary de Oliveira, Liliane Geralda, Wendel Oliveira, Nadia Barbosa, Jaqueline Vieira, tinham como proposta do TIDIR criar uma estratégia de exportação de um produto de invenção e produção 100% mineiro. Eles escolheram o refrigerante Mate Couro e elaboraram uma estratégia de exportação para China. Viabilizam a proposta: as relações comerciais desse país com o Brasil, a mão de obra barata e grande densidade populacional.
Por Andressa Silva e João Marcelo
Alunos de Enfermagem ensinam primeiros-socorros

Os universitários simularam, com um boneco os procedimentos de primeiros-socorros, uma parada respiratória, além de orientar o uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA). “O estande é um dos mais procurados na mostra. Os estudantes assistem a simulação e depois respondem um teste para medir seus conhecimentos sobre o tema”, explica diz Carlos Gabriel, aluno do 7° período de Enfermagem.
O Una Urgente reúne dez estudantes dos 5°, 6° e 7° períodos do curso de Enfermagem e é coordenado pelo professor Carlos Henrique Castanheira, especialista em urgência e emergência.
O grupo realiza visitas em escolas e empresas (principalmente para as comissões de segurança, as CIPAs), e orientam o público sobre como agir em casos de urgência.
Para estimular a participação dos estudantes, o grupo sorteou uma uma camisa oficial da Seleção Brasileira.
Por Danielle Pinheiro
Empreendendo para construir o futuro

“A empresa é dividida como em uma empresa real, tem os gerentes dos departamentos financeiros, RH e comercial (setores de compra, venda e marketing) sendo que o financeiro e recursos humanos são responsáveis pelos assistentes e estagiários”, explica o aluno Paulo César, sobre o funcionamento da empresa.
A turma foi dividida em dois grupos, dando uma média de dezessete alunos responsáveis pela empresa, cada grupo tem um facilitador com função de intermediar o relacionamento entre os funcionários da empresa (alunos) e o gerente geral (professor).
Na apresentação foram expostos os resultados finais da empresa, cálculos financeiros, progresso no mercado e a proposta de ação social, que nesse caso, trata – se da divulgação do Conselho Estadual da Mulher (CEM).
Por Iara Fonseca
Alunos lançam revistas no ExpoUna
Foi apresentada ontem pelos alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A, orientados pela professora Mary Márcia Alves. A publicação é fruto do projeto aplicado “Cidadania e Sustentabilidade Econômica na Associação dos Deficientes de Contagem” e tem o objetivo de auxiliar a Associação de Deficientes de Contagem (ADC) na administração financeira de seus recursos, conscientizando a associação da importância disso e levando-a sobreviver com o que produz.
Os alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A, ensinam como desenvolver planejamentos financeiros com recursos escassos na Revista Conscientização e Compromisso Financeiro , fruto de uma pesquisa do Projeto Aplicado . O objetivo é conscientizar famílias de baixa renda a estabelecer um controle financeiro.
O Projeto Aplicado “A arte de gerir recursos: orçamento consciente, sucesso evidente” deu origem a uma revista também lançadas por alunos do curso de Gestão Financeira da Faculdade Una de Contagem, 1º ciclo módulo A. Eles retrataram, na publicação, o contexto econômico financeiro de uma família/empresa inserida em uma comunidade carente, partindo do pressuposto que a escassez de recursos não é, necessariamente, fator decorrente da má distribuição de renda.
Texto: Fernando Leroy
Foto: Henrique Muzzi
Estudantes de enfermagem fazem medição de glicemia, aferição de pressão e vacinação
• Tríplice viral (rubeola, sarampo e caxumba);
• Hepatite B
• Febre amarela
• H1N1
• Dupla adulta (difteria e tétano)
Além da medição da glicemia e aferição da pressão arterial de visitantes, as estudantes oferecem instruções e encaminham para médicos especialistas, quando necessário. “É uma ótima oportunidade de atuar na área e ao mesmo tempo aprender com as dificuldades”, diz Pollyanna Leal.
Prestação de serviço no Campus Guajajaras:
De Segunda a Sexta-feira, de 8:00 às 20h.
Guajajaras, 175 – centro
Tel.: 3508-9139
Por João Marcelo Siqueira
Encontro de negócios: conheça as empresas simuladas

Na noite de hoje, quatro empresas divulgarão seus produtos e apresentarão seus projetos para o público e professores avaliadores. Convidados especiais do mercado de trabalho também estarão prestigiando as apresentações.
Confira a programação
19h15 às 19h55
Empresa Simulada Alkimia – estande 103
Empresa Una Esportes – estande 98
21h10 às 21h50
Empresa Luna Floricultura – estande 92
21h55
Empresa Simulada Di FFerri Chocolates - estande 100
Conheça as empresas simuladas
“Por meio do seu Centro de Empresas Simuladas (Cesbrasil), a empresa simulada é, na verdade, uma metodologia de ensino que possibilita a atuação prática e profissional dos alunos das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos, Produção e Logística", disse a professora Simone Carsalade.
Pachecão no 2º Expouna
reportagem: Laís Sena
Estudantes participam do espaço Una DM Jovem
.jpg)
Estudantes do curso de enfermagem atuaram nos postos médicos no evento. Alunos de moda realizaram a customização dos abadás e estagiários de jornalismo fizeram divulgação e a cobertura do festival, o maior de axé do país.
No stand, notebooks ligados à internet mostram o trabalho realizado durante os 40 dias de trabalho e alunos que estagiaram no projeto contam para os visitantes sobre a experiência que tiveram.
Texto: João Marcelo Siqueira
Foto: Danielle Pinheiro
Danças Típicas: Dança Flamenca traduz a explosão cigana do ritmo espanhol
Texto e fotos: Fernando Leroy
Confira as imagens
Danças típicas: Brasil é representado pelas Xicas da Silva
Na Tenda Cultural do 2º ExpoUna, o Grupo tocou os ritmos dos tambores de minas, congo, moçambique, marcha-grave e folias. Resgataram a cultura popular brasileira com a ciranda, rodas, lundus e o maravilhoso canto das lavadeiras.
Texto e fotos: Fernando Leroy
Confira as imagens
Danças Típicas: Dança Portuguesa
Texto e fotos: Fernando Leroy
Danças Típicas na Tenda Cultural: Tango agita o público
O show ficou por conta da Escola de Dança de Salão Top Dance que apresentou um tango de salão com abraço aberto e movimentos de show.
Texto e fotos: Fernando Leroy
Confira as imagens
Danças Típicas: Índia no palco do ExpoUna
Fez sua estréia no ano passado já sendo reconhecido, este ano, com três troféus no Festival Nacional Unidance, em Divinópolis (MG). O estilo é o Bollywood (dança indiana moderna), trabalhando como base o Kathak e kuchippudi.
Texto e fotos: Fernando Leroy
Confira as imagens
Danças Típicas: Libaneses surpreendem o público
Em cada espetáculo são incorporados alguns elementos de danças folclóricas brasileiras, da dança de salão, da dança contemporânea, da expressão corporal ou do teatro, sempre mantendo, como fio condutor, a tradição árabe.
Texto e fotos: Fernando Leroy
Confira as imagens
#expouna2010
Informação e avaliação nutricional

Estagiárias do curso de nutrição trazem ao estande 5, a Clinica Integrada de Atenção à Saúde, oferecendo orientações e informações nutricionais aos visitantes e alunos.
Por meio da altura e do peso, as alunas calculam o Índice de Massa Corporal (IMC) dos visitantes, além de distribuir folhetos explicativos e fornecer informações sobre alimentação saudável e sobre os riscos que uma alimentação desequilibrada pode trazer “O planejamento de uma alimentação adequada previne várias doenças como a obesidade, problemas cardíacos, câncer, diabetes e hipertensão”, explica a nutricionista responsável pela clínica Silvana Portugal.
A Clínica Integrada funcionará de manhã e à tarde, atendendo qualquer pessoa que queira alguma informação ou avaliação.
Texto e foto: Débora Gomes
De olho na Copa do Mundo

Com o tema Copa do Mundo de 2014, os alunos do 2° período de Engenharia Ambiental desenvolveram o protótipo de uma lixeira sustentável, que compacta latas auxiliando na diminuição do volume do lixo.
O processo é simples: a lata entra na máquina e é prensada por duas molas, acionadas por um pedal. Em questão de segundos, a lata sai prensada, caindo em um compartimento externo. “A máquina é um incentivo à coleta seletiva”, explica a estudante Nicole Vuicik, 24.
O protótipo foi todo desenvolvido pelo grupo e a confecção foi realizada por um torneiro mecânico. “Só não fizemos porque ninguém sabe trabalhar com solda e metal, mas acompanhamos tudo de perto”, explica a estudante.
Texto e foto: Débora Gomes
Orientação sobre o uso de ervas medicinais

Estudantes do curso de farmácia estão no estande 4 orientando sobre o uso de ervas medicinais. “Muitas vezes as pessoas utilizam ervas, bebem chás, sem saber para que serve cada um”, conta a estudante Gabriela Gomes, 21.
Além de orientar, as alunas oferecem chás aos visitantes, entregam folhetos informativos e esclarecem possíveis dúvidas. “Nós explicamos como usar e também onde encontrar cada erva”, explica Gomes.
As alunas permanecem no evento até hoje à noite.
Texto e foto: Débora Gomes
Solução inovadora ajuda deficientes em tarefas simples
Linha de manufatura didática desperta atenção

As alunas do 4° período de Engenharia de Produção desenvolveram uma estrutura chamada de "linha de manufatura didática", composta por uma lâmpada, pregos e uma placa, que projeta na parede, em tamanho maior, o nome UNA. Na apresentação, as alunas usam a peça que pode ser montada e desmontada várias vezes em um tempo padrão determinado, para incentivar o visitante a pensar no que pode fazer para aproveitar seu tempo enquanto estudante. “Faz pensar também no que cada um pode fazer enquanto parte da instituição, pois querendo ou não, nosso nome está vinculado ao da instituição”, explica Tairine Silva Gonçalves.
A iniciativa surgiu de uma aula prática no laboratório de manufatura “Percebemos que há uma deficiência enorme de equipamentos”, revela a estudante Gonçalves. Pensando nisso, o grupo teve a idéia de desenvolver um trabalho que pudesse ser utilizado além da exposição.
Como uma estratégia para chamar a atenção das pessoas que passam pelos corredores, as alunas encobriram a entrada do estande com uma lona, despertando curiosidade. “Ano passado, montamos uma estrutura simples e ninguém parava para perguntar o que estava sendo feito.
No final da explicação do projeto, as alunas pedem ao visitante que responda a pergunta “O que você está fazendo para projetar seu nome?” em uma só palavra e escreva num quadro branco dentro do estande. “Muita gente chega e diz: ‘nossa! Não sei!’, mas às vezes nem pára para pensar”, diz Carvalho.
Texto e foto: Débora Gomes