terça-feira, 29 de junho de 2010

Reutilizando a água das chuvas

Alunos do 1º e 2º período do curso de Engenharia Civil apresentaram no stand 28, o protótipo para captação e aproveitamento da água pluvial (das chuvas). “Esse projeto visa propor uma melhor utilização do recurso pluvial, promovendo economia da água potável e contribuindo com a preservação do meio ambiente”, explica Valdecir Ávila.

Baseando-se nas disciplinas cursadas, no semestre, e por meio de um programa específico, foram desenvolvidos cálculos que permitem conhecer as medidas de uma casa (inclinação, largura e comprimento do telhado) e, a partir daí, calcular a vazão de água da chuva sobre a casa e o tipo de calha ideal para captá-la. Pode-se saber também, por meio do programa, a quantidade de água que o filtro tem capacidade de filtrar e o tempo que o reservatório ficará cheio.

Entenda como funciona
A água da chuva cai no telhado e é “coletada” pela calha. A água segue por um duto, que a leva para um filtro composto por brita grossa e fina, areia e carvão vegetal, que serve para reter parasitas, seguindo para o reservatório. A inovação desse projeto é uma caixa d’água secundária, que distribui a água para os chamados "fins sanitários" (jardim, descarga, lavagem de veículo,outros).

Para a montagem do protótipo, os alunos se basearam no padrão ABNT de reaproveitamento de água, mas fizeram uma junção com a norma panamericana, que permite a reutilização para fins sanitários, enquanto a ABNT não.


Texto:Danielle Pinheiro e Natália Zamboni
Foto:Ana Sandim

Um comentário:

  1. Amigos,
    parabéns pela iniciativa e a maquete. Teriam outras fotos do seu trabalho? Só não entendi a última frase, como membro da comissão que fez a norma ABNT 15.527 posso dizer que a utilização da chuva para fins sanitários, i. e. nas descargas, é permitida sim.
    Agradeceria um contato e se tiverem como me passar o "padrão panamericano", me interessa bastante.
    Abraços
    jack
    E-mail: jack@agua-de-chuva.com

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!