quarta-feira, 30 de junho de 2010

Iluminação alternativa a baixo custo



Os estudantes de Engenharia Civil do 3º período, modulo 1 realizaram um projeto de sistema alternativo de iluminação, pensando em desenvolver um sistema que fosse diferente dos que já existem no mercado. “Nos dias de hoje em que temos muitos problemas com aquecimento global e poluição, pensamos em fazer algo que ajudasse o planeta”, relata o estudante Felipe Afonso, 21.

O grupo apresentou o projeto por meio de uma casa de madeira que no teto levava uma garrafa pet com água e água sanitária. Essa garrafa capta luz solar, e, pela refração, reflete essa luz dentro da casa, oferecendo iluminação diurna. Dentro da casa existem três sensores que medem a quantidade de iluminação e quando esta começa a diminuir, esses sensores acionam um sistema de ledes que ascendem e proporcionam iluminação noturna para a casa. Os ledes possuem vida útil maior do que as lâmpadas comuns, além de poluir menos.

“Quando terminamos o projeto, percebemos o quanto ele é viável e palpável para a população, pois é de baixo custo” diz o estudante Felipe Afonso .

Texto: João Marcelo Siqueira
Foto: Débora Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!