quinta-feira, 1 de julho de 2010

Linha de manufatura didática desperta atenção

As alunas do 4° período de Engenharia de Produção desenvolveram uma estrutura chamada de "linha de manufatura didática", composta por uma lâmpada, pregos e uma placa, que projeta na parede, em tamanho maior, o nome UNA. Na apresentação, as alunas usam a peça que pode ser montada e desmontada várias vezes em um tempo padrão determinado, para incentivar o visitante a pensar no que pode fazer para aproveitar seu tempo enquanto estudante. “Faz pensar também no que cada um pode fazer enquanto parte da instituição, pois querendo ou não, nosso nome está vinculado ao da instituição”, explica Tairine Silva Gonçalves.


A iniciativa surgiu de uma aula prática no laboratório de manufatura “Percebemos que há uma deficiência enorme de equipamentos”, revela a estudante Gonçalves. Pensando nisso, o grupo teve a idéia de desenvolver um trabalho que pudesse ser utilizado além da exposição.
Como uma estratégia para chamar a atenção das pessoas que passam pelos corredores, as alunas encobriram a entrada do estande com uma lona, despertando curiosidade. “Ano passado, montamos uma estrutura simples e ninguém parava para perguntar o que estava sendo feito.


No final da explicação do projeto, as alunas pedem ao visitante que responda a pergunta “O que você está fazendo para projetar seu nome?” em uma só palavra e escreva num quadro branco dentro do estande. “Muita gente chega e diz: ‘nossa! Não sei!’, mas às vezes nem pára para pensar”, diz Carvalho.

Texto e foto: Débora Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!