sexta-feira, 6 de julho de 2012

Saúde em dia



O projeto de Extensão “Campanha de Vacinação”, coordenado por Débora Carneiro, do curso de Enfermagem, campus Guajajaras, foi mais uma opção para ficar em dia com a saúde. Denise Silva, aluna do curso de Pedagogia da Una, 3º período, campus Barro Preto, foi atendida no local e deixou claro “Eu vim para colocar a vacina em dia e consegui. Foi rapidinho”.

Com o auxílio de 4 alunos por turno, o projeto coloca o aluno em contato com o público para levar conhecimento sobre a atividade desenvolvida.  A estudante, Kênia de Almeida, 27, 5º período, participa pela primeira vez desta oficina e declara “É uma ótima oportunidade para colocar em prática aquilo que aprendemos no curso e adquirir mais conhecimento ainda com o auxílio e orientação da coordenadora”.

Denise Silva, aluna do curso de Pedagogia da Una, 3º período, campus Barro Preto, foi atendida no local e deixou claro “Eu vim para colocar a vacina em dia e consegui. Foi rapidinho”.

As vacinas são liberadas pela Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, sendo vacinas contra a febre amarela, dupla adulto, hepatite B e a triviral. “O público geralmente pergunta sobre as reações adversas da vacina”, acrescenta a coordenadora.

Texto e foto: Tatiane Ribeiro

Quebrando mitos sobre o chá




Na tarde desta sexta-feira, pelo menos setenta pessoas visitaram a oficina Farmácia Verde, no estande 1. O projeto de Extensão da Una do curso de Farmácia, campus Guajajaras, tem o objetivo de quebrar mitos e divulgar o uso racional de plantas medicinais.


Segundo a estudante, Rebeca Morici, 27, do 5° período, que participa pela primeira vez da oficina, a população está mal informada. “As pessoas, geralmente, pensam que pelo fato de ser uma planta natural não há o risco de efeito colateral”, esclarece.

“As pessoas querem indicações sobre como preparar os chás, onde comprar as plantas medicinais e quais plantas”, declara a responsável pela oficina, Daniela Quadros. “A oportunidade da oficina é importante, pois coloca o estudante em contato com o público”, acrescenta. Daniela Quadros assumiu a atividade em substituição a coordenadora do Projeto, Francielda Queiroz, que está de licença maternidade. Geralmente 5 ou 6 alunos compõem o projeto.

Texto: Tatiane Ribeiro

É hora de brincar e aprender



“Eu mais aprendi do que ensinei”, declara Januária da Fonseca, 25, recém-formada pelo curso de Gestão Ambiental da Una, campus Barro Preto. Ela faz parte deste projeto há um ano e meio e afirma que o ato de educar as pessoas por meio dos jogos ambientais lhe proporcionou muito conhecimento acadêmico e humano.

Segundo a coordenadora do projeto Jogos Ambientais, Fernanda Wasner, esta é uma forma de aprender brincando “Brincar constrói o caráter porque ensina o indivíduo saber ganhar e perder, proporciona descontração e laços de afetividade, e isso reflete na vida pessoal e profissional do adulto”, afirma.

Dominó, quebra-cabeça, tabuleiro, tiro ao alvo e equilíbrio são alguns dos jogos que compõem a atividade. Ainda de acordo com Januária da Fonseca, a primeira pergunta que as pessoas fazem quando visitam a oficina é “O que é isso?” então apresentam os jogos que tem o objetivo de educar para a boa cidadania e para o meio ambiente.

Texto e foto: Tatiane Ribeiro

IV Prêmio de Sustentabilidade reconhece os melhores exemplos sustentáveis



Na tarde desta sexta-feira, a arena do ExpoUna foi palco do IV Prêmio de Sustentabilidade, ministrado pelo analista do Núcleo de Sustentabilidade e Inovação, Herbert Santo de Lima, acompanhado pela coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Fernanda Wasner e do vice-reitor do Centro Universitário Una, Átila Simões.

Na abertura da cerimônia os convidados falaram da importância da sustentabilidade para a sociedade contemporânea. A cerimônia premia três categorias: graduação, pós-graduação e mestrado. Foram 67 trabalhos inscritos e destes, apenas onze foram finalistas entre os cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Elétrica e Pedagogia.

O prêmio de melhor projeto de mestrado foi entregue a aluna e professora da Una, Daniela Viegas, com o tema “Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local”. O melhor da categoria pós-graduação latu sensu foi do “Projeto Crias: uma alternativa inovadora e sustentável de preservação da fauna silvestre”, produzido pelo engenheiro agrônomo Helton Aguiar Neves e orientado por Leonardo Gouveia.

Na categoria graduação o ganhador foi o projeto “Semilla: papéis semente, reciclados e ecológicos”, do curso de Gestão Ambiental. Os alunos integrantes do projeto não estavam presentes à cerimônia devido ao atraso provocado pelo “trânsito que ainda não é sustentável”, conforme definiu Herbert de Lima.

Para Jane Ceilan, integrante do grupo premiado, as ações que promovam a sustentabilidade contribuem para demonstrar a seriedade do curso e dos trabalhos aqui apresentados. “É um título importante para quem trabalha na área” afirma.

Reportagem e fotografias: Ana Paula Motta e Júlia Duarte


Confira no una.br/facebook um álbum de fotos exclusivas do Prêmio Una de Sustentabilidade

Repórter por um dia



A adolescência é um período marcado por muitas dúvidas, uma delas é, justamente, a escolha da profissão. A estudante do 3º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Arielle Pereira, 17, quer ser jornalista e teve a oportunidade de vivenciar um pouco das rotinas da produção de uma notícia, na Sala de Imprensa, responsável pela cobertura do evento.

“Sempre tive certeza com relação ao Jornalismo, quando eu cheguei aqui no ExpoUna não pensei que poderia vivenciar e entender como funciona. Agora, depois desta experiência, eu quero mesmo fazer”, comenta.

A estudante já está decidida, porém alguns de seus entrevistados não têm a mesma certeza “Eu tinha pensado no Direito, mas é um curso mais complicado do que eu esperava, então vou pesquisar mais”, declara o estudante Gustavo Rangel, 16.

Ouça abaixo a entrevista feita por Arielle Pereira com estudantes e um professor do ensino médio que visitaram os estandes na tarde desta sexta-feira.

Por João Vitor com colaboração de Arielle Pereira

Alunos de Publicidade criam aplicativo para usuários surdos



Os alunos do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda desenvolveram o DEAFAPP, um aplicativo inspirado no Foursquare, porém adaptado para pessoas surdas.

O DEAFAPP permite que usuários surdos se localizem por meio de GPS, usando um smartphone. Os usuários podem dar check-ins em perfis de interesse, inserir fotos e comentar os posts.

“O aplicativo faz uma estatística de quantos surdos há na região de acesso”, explica a aluna e cineasta Naiara Macedo, 27. “A maior dificuldade foi produzir um artigo com base teórica, a partir de pesquisas e de estudos de outros aplicativos que já foram desenvolvidos. Existem outros projetos de aplicativos, mas nenhum que esteja em funcionamento”, esclarece.

Texto e foto: João Vitor Fernandes
Foto durante a apresentação do projeto para a banca avaliadora.

Exposição de Moda Sustentável chama a atenção pela criatividade e ousadia




Alunos e visitantes presentes prestigiaram a Exposição de Moda Sustentável, na tarde da quinta-feira, 5, onde estão expostos manequins trajando roupas e acessórios confeccionados com material reciclado. Os estudantes do ensino médio ficaram impressionados com as confecções.

“A exposição chama atenção. Tem ombreiras de películas fotográficas, o chapéu de cacos de vidro e o vestido feito com bolsos de jeans”, relata a aluna do Colégio Tiradentes, Ana Carolina do Nascimento, 16.

A exposição está dentro da Plataforma de Sustentabilidade do Núcleo Una DM Jovem e foi montada pelo aluno do curso de Moda Rogério Brum em parceria com a professora Geanneti Salomon, para mostrar os melhores trabalhos dos cursos de moda e design de moda que utilizam técnicas sustentáveis na criação de roupas e acessórios.

Reportagem Ana Paula Motta
Fotos Beatriz Batista

Decoração sustentável é atração em todos os dias do evento







Quem passa ou apresenta trabalhos nos estandes dispostos em octógono talvez não saiba que as paredes foram confeccionadas com embalagens de Tetra Pak recolhidas nos Campi da Una.

Segundo Camilla Lisboa, aluna do curso de Design de Interiores, a decoração de ambientes com materiais reciclados é o que tem de mais atual no mercado. “Em qualquer setor econômico e social, o assunto é sustentabilidade e as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente assim como estão dispostas a reduzir seus gastos”, explica.

Esta edição do ExpoUna, diferente das anteriores, os estandes foram organizados em octógonos o que favoreceu em espaço, mobilidade e visibilidade.

Texto e fotos: Ana Paula Motta

Alunos do Curso de Moda promovem desfiles inspirados na semana de arte moderna e nas tendências do verão 2013





Um desfile de moda é caracterizado por glamour e beleza, mas, também por muito trabalho.

Foi, justamente, este o desafio dos alunos do 2º, 4º e 5º módulos do curso de Moda do IInstituto de Comunicação e Artes. Na noite do último dia do ExpoUna, o desfile parou o público presente.

De acordo com a professora Geanneti Salomon, orientadora do projetos, a missão dos estudantes era produzir um desfile tanto na parte de produção executiva como na área de criação.




Consultoria financeira gratuita no ExpoUna


Está endividado? Muitas contas a pagar? Um bom conselho nessa hora é a solução! Alunos do projeto de extensão "Saúde Financeira" ofereceram consultoria financeira gratuita, orientados pela professora Vaníria Ferrari,  coordenadora do curso de Gestão Financeira da Unatec.

Vaníria explica que o projeto auxilia pessoas e empresas a equilibrar suas finanças, por meio de cartilha de orçamento pessoal, além de dicas para as organizações.

“A principal dificuldade é o endividamento, pois as pessoas não se organizam”, disse.

Durante o ExpoUna, alunos, pais professores compartilharam suas angústias e foram orientados pelos alunos. “Há pessoas que possuem restrições em falar do assunto, mas aqui é a oportunidade de compartilhar suas vivências”, afirmou.

O projeto possui um blog exclusivo. Acessem saudefinanceiraunabh.blogspot.com

Dicas de consumo de energia ajudam o público a economizar


Como o próprio nome diz, a oficina Dica de Economia de Energia tem como principal objetivo despertar a consciência do cidadão para o uso consciente da energia elétrica. Segundo o estudante de Engenharia Elétrica Rodrigo Andrade, que atendia o público no local, uma das dúvidas mais frequentes se refere ao tipo de lâmpada a ser usada.  “O melhor é substituir as lâmpadas convencionais pelas lâmpadas eficientes - LED e fluorescentes”, orienta.

De acordo com o estudante, as pessoas se surpreendem quando ele diz que 30% da conta de luz vêm do uso do chuveiro, que podem ser poupados se elas comprarem um equipamento de aquecimento solar instalado em casa. “Este equipamento pode ser encontrado em qualquer empresa credenciada”, explica.


Quem passou pelo estande aprovou a iniciativa. Para Elisa Xavier, 23, atualmente desempregada,  economizar é um bom negócio. “Esse estande me interessou bastante porque ajuda a gente a economizar energia em casa e isso reflete no bolso”.

Segundo o professor e coordenador dos cursos de Engenharia, Breno Augusto Ribeiro Aredes, o projeto faz parte do Instituto Politécnico do campus Raja Gabaglia e consta no edital da Extensão da UNA desde 2009 e, neste semestre, teve a colaboração do estudante Rodrigo Andrade. No dia da abertura do Expouna a oficina realizou sessenta atendimentos ao público. 

Reportagem: Tatiane Ribeiro
Foto: Hemerson L. M. Dias



Oficina de reciclagem conscientiza público para sustentabilidade



A Oficina de Reciclagem, no estande 2, promovida pelo Instituto Politécnico e coordenada pelo professor Breno Augusto Ribeiro Aredes, ensinou ao público as várias iniciativas para reutilização de materiais recicláveis e preservação do meio ambiente. “Adorei a oficina porque eu aprendi fazer uma carteira reutilizando a caixinha de leite. E a gente pensa duas vezes na hora de jogar alguma coisa fora”, afirma a artesã Sonia Izar, 52.

Priscila Rodrigues, 22, e Michele Borges, 29, falam da importância da educação ambiental na conduta do cidadão. “Materiais como a garrafa pet e as caixinhas de leite, por exemplo, ao invés de irem para o aterro sanitário ou para o lixão, onde demoram para se decompor, podem ser reaproveitado”, explica Michele Borges. “Esta ação minimiza os impactos no meio ambiente e no planeta”, complementa Priscila Rodrigues.

O publicitário Claudio Xavier, 56, também participou da oficina e observa que iniciativas como esta ajudam a conscientizar as pessoas quanto a sustentabilidade e valoriza a formação profissional. “Fiquei impressionado com isso tudo aqui. Um evento deste porte valoriza a instituição e o aluno”, completa.

Reportagem: Tatiane Ribeiro
Foto: Hemerson L. M. Dias

Projeto estuda a Cannabis como alternativa para o tratamento do câncer



No segundo dia de ExpoUna, alunos do 3° periodo de Ciências Biológicas apresentaram o trabalho sobre o uso da cannabis para tratamento do câncer tanto benigno como maligno e até mesmo em casos terminais.

“Foram usados artigos cientificos, buscas em livros e pesquisas em sites especializados sobre o assunto “, afirma o estudante João Marx do curso de Ciências Biológicas.

Para os estudantes, “a interdiciplinariedade foi essencial para a concretização do trabalho, sendo importante para preparação da formação acadêmica, na formatação de artigos e união das pessoas do grupo, mesmo com as dificuldades de compreensão dos processos”, declara Marx.

Texto: Paloma Morais
Foto: Carlos Lopes

Jogos ensinam a se alimentar de forma adequada



Aprender a se alimentar de maneira saudável e equilibrada pode ser divertido. Essa foi a proposta apresentada ontem pelo estande Jogos de Nutrição, atividade de extensão coordenada pela professora Maria Cristina Santiago. “Nosso objetivo é apresentar uma alimentação saudável para as crianças desde o início para que elas tenham consciência do que estão ingerindo”, explicou a estudante do curso de Nutrição Raíssa Moreira de Souza. De forma lúdica, por meio de jogos e dinâmicas de grupo, o público que foi ao estande aprendeu que é melhor apostar em frutas e vegetais e deixar de lado biscoitos e salgadinhos.

“As pessoas ficam chocadas com a quantidade de sal, gordura e açúcar que consomem”, informou Geise Alice Moreira de Carvalho, estudante de Nutrição que também integrou a atividade. Para atrair o público para o estande, as duas estudantes promoveram uma degustação de sorvete de limão e mousse de maracujá sem lactose e sem glúten. A receita? Ainda é segredo. Ambas as alunas apresentarão a fórmula no final do ano em seus projetos de conclusão de curso.

Trabalho de Nutrição alerta sobre os riscos dos alimentos industrializados



Os alunos do 1º período do curso de Nutrição apresentaram, nesta quarta-feira, 4, o trabalho sobre o consumo de alimentos industrializados na fase escolar. “O nosso trabalho analisa o impacto dos alimentos industrializados na fase de crescimento de criança”, explica a estudante de nutrição, Alessandra da Costa. “Nós realizamos uma palestra numa pública sobre os riscos para saúde do consumo excessivo desses alimentos. Riscos como o colesterol e obesidade”, acrescenta a aluna.
“A maior dificuldade encontrada é a interação dos integrantes dos grupos, pois nem todos têm mesma interação e envolvimento para a realização de um bom trabalho”, esclarece a estudante de nutrição Jatineia Junia de Oliveira.

Desafios
Para a estudante Adriana Oliveira que também participou do trabalho, o Tidir proporciona experiência na vida acadêmica, pois exige dos alunos compromisso e dedicação. “O Tidir nos prepara para um desafio ainda maior que é o TCC que temos que defender para concluirmos o curso”, declara.

Reportagem: Julia Canuto
Foto: João Alves




Projeto de Extensão orienta sobre primeiros socorros



“Você sabe o que é Parada Cardio-respiratória?” A pergunta no panfleto convida o público do ExpoUna a conhecer o estande Primeiros Socorros, que integra o projeto de extensão Una Urgente, que existe há dois e conta com a participação de 12 estudantes do curso de Enfermagem. “Aqui, no estande, recebemos o público, orientando-o, com demonstrações práticas, sobre o atendimento de primeiros socorros”, informa o professor do curso de Enfermagem Clayton Lima Melo, coordenador do projeto.

Quem visita o estande tem contato com a técnica da compressão torácica, popularmente conhecida como massagem cardíaca. “Ensinamos ainda a utilizar o desfibrilador, aparelho que deve estar disponível em todos os locais com circulação diária de mais de 1.000 pessoas”, esclarece o professor Clayton.

“Há uma boa receptividade de quem passa por aqui. As pessoas têm um interesse muito grande porque é algo do seu dia a dia”, explica a estudante do 8º período de Enfermagem Juliana Oliveira Cangussu. A estudante informa que são frequentes dúvidas sobre como realizar a massagem em crianças ou se há necessidade de se fazer a respiração boca a boca.

Sobre os primeiros atendimentos, o professor Clayton Melo orienta: “é importante avaliar o nível de consciência da pessoa, checar os sinais vitais e acionar o SAMU pelo telefone 192”.

Texto e Foto: Roberto Reis

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alunos da Unatec desenvolvem jogo para treinamento em qualidade




O processo de aprimoramento da qualidade dentro de uma empresa, muitas vezes, é lembrado pelos treinamentos cansativos. Alunos da Unatec perceberam esse problema e resolveram desenvolver o jogo do PDCA (Plan, Do, Check, Action). Com uma dinâmica inteligente, o jogo enfatiza que a qualidade depende da  cooperação de todos.

O PDCA foi desenvolvido a partir dos requisitos da norma RBR- ISO 9001/2008 e dos dados  de um relatório de auditoria interna do ano de 2011. O objetivo era promover uma melhor interação entre os funcionários assim, os estudantes elaboraram um jogo de cartas, cada uma prediz uma ação. “As azuis são do planejar, as verdes, executar, as amarelas, checar ou verificar .

Dentro das cartas temos as verdes que são as conformidades, e as vermelhas não conformidades. Alem disso temos cartas que são para sugestão de melhoria e observação, ela é uma conformidade e ao mesmo tempo uma não conformidade em potencial, ela não aconteceu mas se tem o risco”, explica Aline Barbosa  do curso de Gestão da Qualidade .

Ao acompanhar uma auditoria os alunos se depararam com a ineficiência do modelo tradicional.“Sabíamos que deveríamos fazer algo, pois o sistema não funcionava. Ao vermos um treinamento de auditoria em que eram usados jogos, percebemos que mesmo quem não era da área da gestão da qualidade se interessava pela proposta”, esclarece a aluna. “Alguns funcionários ficaram receosos, mas como é um jogo, é mais interativo que um treinamento massante em sala de aula. Percebemos que com essa medida, os funcionários que antes não eram notados, se mostraram como líderes”, completa a estudante.

Texto e Foto: Heberth Zschaber

Estande de estética, com maquiagem grátis, conquista público



A estudante do 3º ano do Ensino Médio Amanda Costa não esperava encontrar o estande Estética quando veio para ExpoUna deste ano.  A surpresa foi bem-vinda. No estande, foi maquiada por uma estudante do curso de Estética e Cosmética da Una e ousou no batom rosa Pink. “Passo maquiagem para qualquer saidinha, mas nunca tinha usado essa cor de batom”, contou.

“Esse trabalho é uma maneira de elevar a auto-estima do público. Há pessoas que, antes de fazerem suas apresentações de Tidir, passam aqui para serem maquiadas. É também um oportunidade de aprendizagem para nossos alunos”, explica a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Una, Gabriela Chiaini Abritta.

 A aluna do 1º período de Estética e Cosmética Nilma Loiola concorda.  “O resultado é bem gratificante. É nítida a satisfação da pessoa”, explica Nilma, que coordena o estande. “Damos dicas, como a de cobertura de imperfeição de pele, mas o foco maior são os olhos. As pessoas gostam de ressaltar os olhos”, esclarece.

Além do inédito batom Pink, a aluna Amanda, que foi maquiada por Nilma, também passou, é claro, sombra e delineador nos olhos. O estande, ao contrário do que se pode imaginar, não atende apenas mulheres. Alguns homens foram ao local para uma higienização facial.

Foto e texto: Roberto Reis

Veja tudo o que rolou no segundo dia do ExpoUna!

Projeto mede, na hora, taxa de açúcar no sangue




“É só uma picadinha de formiga”.  Quem passou pelo estande Medida de Glicemia pôde comprovar que a professora do curso de Enfermagem da Una Isamara Corrêa não mentia. Medir a taxa de açúcar no sangue realmente não doi, nem afugenta o público.  O estande tem recebido uma média de 130 pessoas por dia. 

“O objetivo do projeto é identificar as pessoas que têm um risco elevado de diabetes e promover a educação para a saúde”, explica a professora Isamara Corrêa, coordenadora desse projeto de Extensão, que existe há três anos na Una e que atualmente conta com a participação de 14 estudantes do curso de Enfermagem.

A estudante Christiane Ferreira, que integra a equipe, vem pela quarta vez ao ExpoUna atender e orientar o público.  “É um exame inicial, não fecha o diagnóstico, mas auxilia o paciente nos próximos passos que precisar dar”, esclarece a estudante.

Além de saber como está a taxa de açúcar no sangue, a pessoa atendida no estande escuta dicas de prevenção para evitar o diabetes - como ter uma alimentação rica em fibras, alimentar-se de três em três horas, beber bastante líquido, fazer o controle do peso e praticar atividade física, pelo menos, três vezes por semana. “Todo mundo quer saber como anda sua da saúde. O estande é bem atrativo”, elogiou a estudante de Serviço Social Luciléa Rocha, que teve sua glicemia medida.

Foto e texto: Roberto Reis

De Minas para o mundo no curso de Gestão Comercial



A disciplina "Marketing Internacional", do curso de Gestão Comercial, mostrou que Minas tem muito a oferecer para o mundo. Durante o ExpoUna, alunos caracterizados com trajes representativos de diversos países mostraram nos estandes produtos tipicamente mineiros para exportação. 

De acordo com a professora Flávia Carneiro a ideia é fazer com que os alunos e o público entendam que os produtos mineiros tem espaço lá fora em um país que eles considerem viável.


País pode economizar 600 milhões de reais com a produção de fertilizante com rejeitos de granito




Os alunos do 2º período do curso de Engenharia Química desenvolveram uma análise das perspectivas econômicas e ambientais a partir da utilização dos rejeitos do corte de granito na produção de fertilizantes a base de potássio. De acordo com o Michel Azzimi de Oliveira Souza, integrante do grupo, com essa produção o Brasil poderia economizar cerca de R$ 600 milhões. “Se o país investisse nesse ramo seria autodependente e aumentaria a economia nacional”, comenta.
O projeto pretende analisar a dependência do país na utilização dos fertilizantes de potássio. “O Brasil reaproveita apenas 10% dos rejeito do granito que é matéria prima para o fertilizante de potássio. Se conseguíssemos reaproveitar mais estes dejetos, o Brasil vai economizar muito e este dinheiro poderia ser investido em educação, cultura e na infraestrutura do país”, analisa Souza.


A maior dificuldade dos alunos foi encontrar dados para a elaboração do projeto. “Por se tratar de uma pesquisa que começou em 2008. Não há estudo para desenvolvimento em indústria. Fizemos uma perspectiva” informa Azzimi.
Michel conclui que apesar das dificuldades, foi importante realizar este projeto. “Fiquei conhecendo outros ramos dentro da engenharia química, isso foi muito válido”.



Reportagem: Rute de Santa
Foto: Maximilian de Oliveira


Alunos de Engenharia Mecânica sugerem melhorias em carrinhos de compra




No estande do curso de Engenharia Mecânica, alunos do 1º período apresentaram um projeto que sugeria uma adequação nos carrinhos de feira tradicionais. “O carinho de feira, não é bom para vias públicas e causa danos ergonômicos. Fizemos uma melhora, adaptamos alguns eixos e rodas para facilitar a subir escadas e tentar fazer com que as pessoas façam menos esforço”, explica o aluno Raphael Lazaro de Sales.
O professor Amaury Geraldo de Souza defende a relevância do projeto. “O carinho foi muito bem elaborado, se adapta bem ao objetivo que foi proposto, pensaram de modo geral em todas as disciplinas, foi muito interessante todo o projeto”, declara.

Os alunos e o professor esperam que a experiência dê certo. “O carrinho foi muito bem elaborado, se adapta bem ao objetivo que foi proposto. Pensaram de modo geral em todas as disciplinas, foi muito interessante todo o projeto”, comenta o professor.

Reportagem: Rute de Santa
Foto: Maximilian de Oliveira

Conheçam o avião movido a energia solar!






É possível utilizar energia renovável para fazer com que uma aeronave funcione sem uso de combustível? 

Essa é a aposta do grupo de alunos do curso de Manutenção de Aeronaves, com o projeto "Sustentabilidade na Aviação". Marco Antônio Silva, Dalton Augusto, Farley Anthony, Petla Katerine, Darlene Gonçalves, Vitor Matielo, Rafael Melquíades acreditam e comprovaram que pode haver um grande corte no consumo de combustível trazendo uma economia considerável e para que o meio ambiente não seja tão agredido.

"Composto por placas solares, com o uso de energia solar fotovoltaica, com células formadas por cristais de silício e outros componentes químicos, o avião protótipo já voou em BH com sucesso", disse o aluno Marco Antônio Silva.

E quando não há sol?

A solução dos alunos é uma bateria de lítio, que armazena toda energia da luz solar para que ele possa voar a noite, por exemplo. 

"O futuro da aviação. Há experiências na Suiça com aeronaves de grande porte, voando entre a Bélgica e a Suíça. Deste tipo, no Brasil é novidade", disse Marco Antônio.

Thiago Carmona no ExpoUna




O Comediante Thiago Carmona, ex-aluno da Una que formou em publicidade, nesta 4º edição compartilhou sua experiência como ex-aluno do Centro Universitário.

“É muito legal! Eu já estive aqui como aluno, então, é bom estar, novamente, falando pra esses alunos que estão começando. 

Quando você entra na faculdade é pra conhecer. O melhor lugar da  faculdade não é a sala, é a biblioteca”, garante. A Una faz parte da minha vida, fiz amigos aqui e comecei a trabalhar na agência experimental Luna”, declarou Carmona. 

Texto: Ana Carolina Nazareno e João Vitor Fernandes
Foto: Mônica Alves

ExpoUna reforça a escolha profissional dos alunos do ensino médio






Os alunos do ensino médio visitaram, hoje, os estandes com as mostras de profissões dos cursos do Centro Universitário Una.

Vindos de diferentes escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, os estudantes percorriam os espaços à procura de informações sobre os cursos que mais atendem às suas expectativas profissionais.

A estudante Gabriela de Moura, do Colégio Estadual Central, de um dos grupo, estava interessada no curso de Educação Física. “Sempre gostei de esporte e fiz 12 anos de vôlei. A mostra está me ajudando a ver melhor o que realmente faz o profissional da minha área”, declara.

O estudante Douglas Veroneze Fernandes do Colégio Tiradentes vai prestar vestibular para o curso Engenharia Química e estava entusiasmado com as informações que colheu. “Hoje, pude ver experiências e ter explicações a respeito do mercado de trabalho”.

O estudante Daniel Alves do Colégio Coração Eucarístico também aproveitou a oportunidade para levantar informações sobre o curso de Engenharia de Minas, visitando o estande da Vale. “O estande mostra e explica como realmente é o campo de atuação do engenheiro de minas”, afirma.

As oficinais esclarecem dúvidas sobre o mercado de trabalho e mostra como é o campo de atuação. “Quando os alunos do ensino médio vêm ao ExpoUna, eles veem como é na prática a profissão que ele escolheu”, afirma o estagiário da DM Promoções Enio Borges. 

A DM Promoções é responsável pelos eventos Uai Folia, Sertanejo Pop Festival, Axé Brasil, Nana Fest entre outros. “Muitos desses estudantes vão aos eventos promovidos pela DM Promoções e quando eles veem um projeto de faculdade trabalhando nesses eventos, isso gera interesse em ingressar na faculdade”, declara o estagiário.

O Gestor do DM Promoções, Pedro Costa, ressalta a importância de estar consciente na hora de escolher a profissão. “É importante ter certeza da sua escolha, dou exemplo da DM, que apesar de divertido não é tão fácil como parece”, conclui.


Texto: Ana Carolina Nazareno e João Vitor Fernandes
Foto: Mônica Alves

Alunos conscientizam comunidade sobre coleta e reutilização do óleo vegetal




Os alunos do 1º período do curso de Gestão de Qualidade apresentaram um trabalho sobre a coleta e reutilização do óleo vegetal. O objetivo é incentivar a conscientização domiciliar, a partir de um levantamento sobre os prejuízos causados pelo descarte incorreto do óleo.

De acordo com Fabrícia Fernandes, integrante do grupo, o grupo realizou uma campanha de conscientização em um condomínio, em Contagem. "Durante a campanha, nós explicamos aos moradores quais são os cuidados que devem ser tomados para descartar o óleo sem agredir o meio ambiente", explica a aluna. 
“Nós firmamos uma parceria com a empresa Recóleo-BH que é especializada em coleta e reciclagem de óleo vegetal, para garantir uma orientação mais precisa e, futuramente, permitir uma maior abrangência do projeto”, explica.

Reportagem: Ana Paula Motta e Julia Duarte 
Fotos: Julia Duarte

Alunos da UNATec apresentam trabalho sobre segurança no processo de cabos automotivos



Os alunos do 1º período do curso de Tecnólogo em Automação industrial da Unatec apresentaram o trabalho sobre a aplicação de segurança no processo de cabos automotivos captando informações com uma empresa do ramo. “Esse trabalho nos ajudou muito a aliar as informações adquiridas nas disciplinas Gestão, Gerenciamento de Processo, Estrutura e Modelo de Administração, além de muitas das coisas que vemos no dia-dia. Este trabalho acrescentou muito para nossa carreira profissional”, declara Júlio César, um dos integrantes do grupo. 

Texto e foto: Heberth Zschaber

ACOMPANHE A COBERTURA DO EXPOUNA PELAS MÍDIAS SOCIAIS, GANHE PRÊMIOS E ENCONTRE SEUS AMIGOS!



TWITTER.COM/UNAOFICIAL; Vamos twittar com a hashtag #expouna tudo o que rola no evento no nosso Twitter. Se quiser mandar perguntas, fazer comentários é só mandar reply! Envie para a gente fotos com seus amigos que vamos RT





UNA.BR/FACEBOOK; Durante todo o ExpoUna você pode interagir conosco, participar de promoções no nosso Facebook oficial, clique aqui pra curtir e não perder nada.











YOUTUBE E FLICKR; Veja se você foi flagrado pelas nossas câmeras no Flickr. Vídeos exclusivos também já podem ser conferidos no nosso Youtube.







FOURSQUARE; Quem fizer mais Check-in em um dos 8 pontos espalhados pelo ExpoUna será prefeito e os 8 prefeitos ganham prêmios exclusivos, incluindo um curso de extensão a escolha!

Flagras do primeiro dia do ExpoUna 2012!


Band News realiza transmissão direto do ExpoUna






No segundo dia do 4º ExpoUna, a Band News marca presença no evento e transmite ao vivo, direto do ExpoUna, toda sua programação do dia, incluindo seus dois jornais diários.

No local, foi montada uma estrutura especial, onde serão realizadas diversas entrevistas com os alunos e professores da Una, uma oportunidade para os alunos falarem sobre seus projetos e ideias inovadoras.

A transmissão acontecerá das 9h às 19h.

Acompanhe ao vivo

Veja mais fotos da Band News no ExpoUna


Fotos: Fernando Souza

PraValer apresenta nova opção de financiamento no ExpoUna


No 4° ExpoUna o PraValer apresentou uma nova opção de financiamento: o crédito universitário PraValer com juros subsidiados pela universidade.

Visite o estande e conheça uma forma ainda mais fácil pagar suas mensalidades!


Os meios de transporte ajudam o evento a ser ainda mais sustentável



A galera do Núcleo Una DM Jovem aborda o público na entrada do eveNo primeiro dia do evento, o tema “sustentabilidade” mobiliza os alunos e demais participantes com ações que visam melhorar o Meio Ambiente. A campanha “De Carona para o 4º ExpoUna” incentiva o uso dos transportes coletivos, como metrô e ônibus e até mesmo a carona solidária.

As alunas de Jornalismo Multimídia, Naiara Campos e Izabela Pacheco, preferiram vir de transporte coletivo, pois reduz os gastos e ainda ajuda o meio ambiente reduzindo as emissões de CO2.

Renan Froes, aluno de Engenharia Elétrica e Iago Siqueira, de Engenharia Ambiental, vieram de metrô, mas irão voltar de carona com o amigo Julio Porto, que aprovou a iniciativa por tirar o grande número de carros das ruas, diminuindo engarrafamento e também o stress.

O professor de Gestão Ambiental, Ronaldo Faria, considera importante esta campanha, pois a relação de poluentes por pessoa diminui ao utilizar formas coletivas de transporte. Ele alerta sobre o incentivo a compra de automóveis, ao invés da utilização de meios coletivos, em uma época que o assunto sustentabilidade está em alta.

Projeto Biblos é destaque no ExpoUna: “Dar o que ler a quem tem sede de saber”

O projeto Biblos mobilizou o público na primeira noite do ExpoUna. Surgiu no Centro Universitário Una, há seis anos, com a intenção de conscientizar os acadêmicos sobre a importância da leitura nas comunidades mais pobres.

Ele visa arrecadar doações de livros usados e em bom estado, para a construção de acervo em bibliotecas carentes. “Hoje nós temos na região metropolitana de Belo Horizonte várias escolas necessitadas de livros para auxiliar tantas crianças e jovens sem acesso à leitura de qualidade.”, ressalta o professor e idealizador do projeto Wander Moreira. 

O lema “Dar o que ler a quem tem sede de saber” define o objetivo do projeto, a necessidade de despertar nas pessoas a sede e o interesse pela leitura, pois só assim faremos com que os cidadãos tenham uma consciência critica para garantir um futuro melhor para o país.  A palavra ‘Biblos’ vem do latim e significa livro. O Una DM Jovem apoia esta iniciativa com um espaço destinado à coleta de livros e conta com a participação do público para o sucesso da campanha.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Já chegou ao ExpoUna? Encontre seus amigos!!






Oferta de estágios no Expouna!


“Estimular a carreira por meio de atividades práticas.” Com este conceito, o Instituto Euvaldo Lodi participa pela terceira vez consecutiva do Expouna, que acontece durante os dias 4, 5 e 6 de julho no Expominas.

O estágio é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho e investir em uma formação sólida e consistente. Neste sentindo, o IEL oferecerá aos estudantes uma oportunidade para esclarecer dúvidas e dar um primeiro passo rumo a uma carreira profissional de sucesso.

Durante a exposição, o IEL Estágio Empresarial vai cadastrar universitários nas opções de vagas de mais de 500 empresas, além de informar ao público sobre o funcionamento de seus Programas de Estágio. Atualmente, o IEL é o responsável pelo processo seletivo de empresas como AngloGold Ashanti, Cemig, Gerdau Açominas e Aperam (Acesita).

A Vale também participa do evento esse ano.  No estande da Vale os estudantes que participam do ExpoUna poderão conferir oportunidades do programa de Estágios e Trainne da empresa, além de conhecer o trabalho realizado pela Vale.



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dicas de alimentação para o ExpoUna 2012


Afinal, quais alimentos devem ser evitados e quais devem ser consumidos antes do evento?

Millene Marques, estagiária de Nutrição do Núcleo Una DM Jovem, preparou algumas dicas de alimentação que podem ajudar a turbinar o seu cérebro com boas energias, além de combater o nervosismo e o estresse.




Confira no Blog do Núcleo Una DM Jovem.