quinta-feira, 5 de julho de 2012

Projeto mede, na hora, taxa de açúcar no sangue




“É só uma picadinha de formiga”.  Quem passou pelo estande Medida de Glicemia pôde comprovar que a professora do curso de Enfermagem da Una Isamara Corrêa não mentia. Medir a taxa de açúcar no sangue realmente não doi, nem afugenta o público.  O estande tem recebido uma média de 130 pessoas por dia. 

“O objetivo do projeto é identificar as pessoas que têm um risco elevado de diabetes e promover a educação para a saúde”, explica a professora Isamara Corrêa, coordenadora desse projeto de Extensão, que existe há três anos na Una e que atualmente conta com a participação de 14 estudantes do curso de Enfermagem.

A estudante Christiane Ferreira, que integra a equipe, vem pela quarta vez ao ExpoUna atender e orientar o público.  “É um exame inicial, não fecha o diagnóstico, mas auxilia o paciente nos próximos passos que precisar dar”, esclarece a estudante.

Além de saber como está a taxa de açúcar no sangue, a pessoa atendida no estande escuta dicas de prevenção para evitar o diabetes - como ter uma alimentação rica em fibras, alimentar-se de três em três horas, beber bastante líquido, fazer o controle do peso e praticar atividade física, pelo menos, três vezes por semana. “Todo mundo quer saber como anda sua da saúde. O estande é bem atrativo”, elogiou a estudante de Serviço Social Luciléa Rocha, que teve sua glicemia medida.

Foto e texto: Roberto Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!