sexta-feira, 6 de julho de 2012

Alunos do Curso de Moda promovem desfiles inspirados na semana de arte moderna e nas tendências do verão 2013





Um desfile de moda é caracterizado por glamour e beleza, mas, também por muito trabalho.

Foi, justamente, este o desafio dos alunos do 2º, 4º e 5º módulos do curso de Moda do IInstituto de Comunicação e Artes. Na noite do último dia do ExpoUna, o desfile parou o público presente.

De acordo com a professora Geanneti Salomon, orientadora do projetos, a missão dos estudantes era produzir um desfile tanto na parte de produção executiva como na área de criação.






“Nós tivemos três turmas (uma do 2º, outra do 4º e uma do 5º modulo) envolvidas no processo de criação de todo o desfile. O primeiro desfile foi da equipe do 4º módulo, na disciplina Laboratório Experimental de Criação e o segundo, foi da turma de Desenvolvimento de Coleção que fizeram .toda a parte de criação dos looks. Quem fez a produção executiva foi a turma do 5º módulo para a disciplina de Organização e Planejamento de Eventos”, explica a professora.

Segundo a Professora o maior desafio de um desfile é trabalhar com o inesperado. “Um desfile faz com que você pense e planeje tudo que pode vir à acontecer. Então, temos um preparatório de listas de possíveis problemas e fazer com que eles não aconteçam”, declara Geanneti Salomon.

Além de trabalhar a parte criativa e aguçar à experiencia na parte executiva, o desfile proporciona aos alunos uma vivência direta com à profissão escolhida. “Os alunos numa experiência dessas, tem contato com várias áreas da moda. Eles se revesam entre as diversas áreas, isso também durante seu curso. Assim, eles podem ver em que área se encaixam melhor”, explica a professora.

Os desfiles

O primeiro desfile teve como inspiração os 90 anos da Semana de Arte Moderna. Os alunos se inspiraram nas diversas artes que foram contempladas no evento, como a música, a literatura, a escultura e a pintura. Também a cidade de São Paulo e a industrialização foram temas que estiveram presentes no processo criativo dos futuros designers que apresentam suas criações autorais elaboradas para a disciplina Laboratório Experimental de Criação.

O Desfile do 4º Módulo do Curso de Moda da Una trouxe para a passarela as tendências do verão 2013, o tema foi “Alegria”, expressando jovialidade e contentamento. Os alunos se inspiraram em artistas como Tarsila do Amaral e Mondrian, na magia do circo, nas caveiras mexicanas e nos piratas. A variedade das frutas e algumas manifestações culturais, como o Congado, também foram explorados pelos futuros estilistas, que apresentam as suas coleções elaboradas para a disciplina Desenvolvimento de Coleção.

Texto e Foto: Heberth Zschaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!