quinta-feira, 5 de julho de 2012

Alunos da Unatec desenvolvem jogo para treinamento em qualidade




O processo de aprimoramento da qualidade dentro de uma empresa, muitas vezes, é lembrado pelos treinamentos cansativos. Alunos da Unatec perceberam esse problema e resolveram desenvolver o jogo do PDCA (Plan, Do, Check, Action). Com uma dinâmica inteligente, o jogo enfatiza que a qualidade depende da  cooperação de todos.

O PDCA foi desenvolvido a partir dos requisitos da norma RBR- ISO 9001/2008 e dos dados  de um relatório de auditoria interna do ano de 2011. O objetivo era promover uma melhor interação entre os funcionários assim, os estudantes elaboraram um jogo de cartas, cada uma prediz uma ação. “As azuis são do planejar, as verdes, executar, as amarelas, checar ou verificar .

Dentro das cartas temos as verdes que são as conformidades, e as vermelhas não conformidades. Alem disso temos cartas que são para sugestão de melhoria e observação, ela é uma conformidade e ao mesmo tempo uma não conformidade em potencial, ela não aconteceu mas se tem o risco”, explica Aline Barbosa  do curso de Gestão da Qualidade .

Ao acompanhar uma auditoria os alunos se depararam com a ineficiência do modelo tradicional.“Sabíamos que deveríamos fazer algo, pois o sistema não funcionava. Ao vermos um treinamento de auditoria em que eram usados jogos, percebemos que mesmo quem não era da área da gestão da qualidade se interessava pela proposta”, esclarece a aluna. “Alguns funcionários ficaram receosos, mas como é um jogo, é mais interativo que um treinamento massante em sala de aula. Percebemos que com essa medida, os funcionários que antes não eram notados, se mostraram como líderes”, completa a estudante.

Texto e Foto: Heberth Zschaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!