sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dicas de consumo de energia ajudam o público a economizar


Como o próprio nome diz, a oficina Dica de Economia de Energia tem como principal objetivo despertar a consciência do cidadão para o uso consciente da energia elétrica. Segundo o estudante de Engenharia Elétrica Rodrigo Andrade, que atendia o público no local, uma das dúvidas mais frequentes se refere ao tipo de lâmpada a ser usada.  “O melhor é substituir as lâmpadas convencionais pelas lâmpadas eficientes - LED e fluorescentes”, orienta.

De acordo com o estudante, as pessoas se surpreendem quando ele diz que 30% da conta de luz vêm do uso do chuveiro, que podem ser poupados se elas comprarem um equipamento de aquecimento solar instalado em casa. “Este equipamento pode ser encontrado em qualquer empresa credenciada”, explica.


Quem passou pelo estande aprovou a iniciativa. Para Elisa Xavier, 23, atualmente desempregada,  economizar é um bom negócio. “Esse estande me interessou bastante porque ajuda a gente a economizar energia em casa e isso reflete no bolso”.

Segundo o professor e coordenador dos cursos de Engenharia, Breno Augusto Ribeiro Aredes, o projeto faz parte do Instituto Politécnico do campus Raja Gabaglia e consta no edital da Extensão da UNA desde 2009 e, neste semestre, teve a colaboração do estudante Rodrigo Andrade. No dia da abertura do Expouna a oficina realizou sessenta atendimentos ao público. 

Reportagem: Tatiane Ribeiro
Foto: Hemerson L. M. Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!