sexta-feira, 6 de julho de 2012

Projeto de Extensão orienta sobre primeiros socorros



“Você sabe o que é Parada Cardio-respiratória?” A pergunta no panfleto convida o público do ExpoUna a conhecer o estande Primeiros Socorros, que integra o projeto de extensão Una Urgente, que existe há dois e conta com a participação de 12 estudantes do curso de Enfermagem. “Aqui, no estande, recebemos o público, orientando-o, com demonstrações práticas, sobre o atendimento de primeiros socorros”, informa o professor do curso de Enfermagem Clayton Lima Melo, coordenador do projeto.

Quem visita o estande tem contato com a técnica da compressão torácica, popularmente conhecida como massagem cardíaca. “Ensinamos ainda a utilizar o desfibrilador, aparelho que deve estar disponível em todos os locais com circulação diária de mais de 1.000 pessoas”, esclarece o professor Clayton.

“Há uma boa receptividade de quem passa por aqui. As pessoas têm um interesse muito grande porque é algo do seu dia a dia”, explica a estudante do 8º período de Enfermagem Juliana Oliveira Cangussu. A estudante informa que são frequentes dúvidas sobre como realizar a massagem em crianças ou se há necessidade de se fazer a respiração boca a boca.

Sobre os primeiros atendimentos, o professor Clayton Melo orienta: “é importante avaliar o nível de consciência da pessoa, checar os sinais vitais e acionar o SAMU pelo telefone 192”.

Texto e Foto: Roberto Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!