quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Casas inteligentes: do tijolo à utilização do espaço


Os trabalhos apresentados no terceiro dia do Expouna revelam a preocupação atual de unir sustentabilidade, redução de custos e praticidade. Esse pensamento chega à construção civil na criação e adaptação de espaços destinados ao trabalho dentro de casa (Home Office).
O grupo do 2º módulo da Engenharia Civil demonstra a aplicação do tijolo ecológico nas edificações. Isso quer dizer uma construção sustentável, em que a economia será vista na fase do acabamento.
Danilo Morais, Filipe Oliveira, Julio Cesar e Marcela Santos afirmam que o tijolo ecológico é uma alternativa para a reutização do entulho de outras construções. Além disso, não precisa ser queimado no forno e sua constituição é de 95 % terra argilosa e arenosa, entulho, cimento e 5% de água. Ele é mais resistente que o tijolo comum de seis furos e ainda demanda menos cimento ou argamassa por seu formato diferenciado.

Útil e agradável

Depois de construída a casa, vem a decoração e a maneira como o ambiente será utilizado. Aline Colen, Carla Machado, Grazielle Alves, Josyane Nogueira, Keila Sonale e Romilda Muñoz, do 1º e 2º módulos de Design de Interiores, apresentam o modelo de estrutura Home Office.
A integração do espaço, a economia de tempo de deslocamento, a redução de custos e impostos, a otimização do trabalho, entre outras vantagens, fazem com que o Home Office seja uma opção para quem deseja economia e praticidade.
Por Alessandra Gálatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!