O destaque do Instituto de Comunicação e Artes foram os alunos do 1º período de Jornalismo. Com o objetivo de analisar grupos urbanos, os estudantes criaram um blog sobre os neo-franciscanos: o Fratello Sole, Sorella Luna.
A maioria das pessoas não compreende como aqueles jovens conseguem viver de forma tão simples, altruísta, é quase impossível não parecer ruim. Os alunos aguçaram o feeling jornalístico e colocaram o pé na estrada, rumo a Campinas, para entender o motivo de tantos “toqueiros” jovens. Eles foram entender, por meio de uma reportagem, o que é e como funciona a Toca de Assis.
Entre histórias subjetivas, da congregação e os ensinamentos de São Francisco, os alunos se depararam com pessoas movidas pelo amor, pelo relacionamento com o próximo, pela simplicidade e pelo prazer de ajudar. O resultado não poderia ser outro: personagens da vida real quase inimagináveis.
Para a aventura acadêmica, os estudantes João Paulo Araújo, Raphael Jota, Iara Cristina Santos, Ana Sandim e Débora Gomes criaram um diário de bordo que narra, sob a perspectiva de cada um, todos os passos do trabalho. Conhecer a toca de Assis rendeu muito mais que um TIDIR, mas uma aproximação emocionada dos próprios integrantes daquela filosofia e das pessoas que a praticam.
Tive o prazer de fazer e estar fazendo parte deste grupo, obrigado por tudo pessoal.
ResponderExcluirÉ lindo o trabalho da Toca.. Também tive a oportunidade de conhece-los de perto.... e guardo comigo uma frase deles."A toca nasceu na rua e hoje ela é uma rua murada". É lindo o carisma desses jovens.....
ResponderExcluir