segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Projeto do curso de Engenharia da Computação é o destaque do ExpoUna

O projeto “Automação de Retirada de Amostra de Cimento para Análise Química”, de alunos do curso de Engenharia de Computação, do Instituto Politécnico, foi o grande vencedor do 1º ExpoUna, a maior mostra de produções acadêmicas de Minas Gerais.

O professor Breno Augusto Ribeiro Arêdes e os alunos André Luiz Guimarães, Andre Luiz Roichman, Bruno Adan, Diego Kenned, Jefferson de
Melo, Moises Rafael, Rodney Santos, Thiago Martins, Vyctor Homero ganharam netbooks e passagens aéreas concedidas pela Azul Linhas Aéreas na noite de premiação, na última sexta-feira, no Auditório do Campus Aimorés.

Ao constatarem que nos últimos anos o processo de fabricação de cimento teve a necessidade de se enquadrar nas leis ambientais e melhorar sua análise química, os alunos visitaram fábricas de cimento e identificaram uma situação preocupante: a coleta do cimento utilizado para análise química era retirada manualmente, expondo ao risco a vida de muitos t
rabalhadores.

Máquinas de grande porte e em movimento, motores de alta tensão e temperatura, entre outros riscos fazem parte do trabalho de centenas de homens
nas indústrias de cimento. A solução encontrada pelos alunos foi a criação de um protótipo de uma máquina que realizasse esta retirada de forma automática, acelerando o processo de análise e evitando riscos aos funcionários que são responsáveis por essa coleta. Além de zelar pela vida de muitos trabalhadores, o protótipo traz benefícios para as indústrias.

“Além de automatizar o processo de coleta do cimento para análise, obtém-se agilidade na execução do processo, evitando riscos à saúde física dos funcionários que trabalham nas linhas de produção. Assim, com o aprendizado e a motivação no desenvolvimento deste trabalho pode-se constatar como o Engenheiro atua na proposta de novas soluções e melhorias em um determinado processo de fabricação” , afima Breno.


Como funciona o protótipo?

O sistema inicia-se por meio de um temporizador que conta 5 minutos, após este tempo o compressor envia ar comprimido para o cilindro fazendo atuar a haste, esta por sua vez faz deslocar os roletes do centro da esteira, fazendo com que o cimento caia sobre a rampa que conduz a amostra para a balança.

No projeto há um sensor de presença que aciona um siste
ma que está instalado na balança, toda vez que esta estiver com o cimento necessário (250 gramas) ela vai enviar um sinal.

O receptor deste sinal vai acionar o movimento do cilindro de expansão para frente fazendo com que o mesmo faça a raspagem da amostra que esta na balança e direcione-a para a embalagem a ser analisada.

Confira os premiados dos Institutos.


Redação: Fernando Leroy

6 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaa!D+++++
    Vcs brilharam!!!!!!!!
    André,estou muito orgulhosa de você!
    Parabéns a todos!

    Ass:Camila

    ResponderExcluir
  2. Queria saber o resultado quanto as demais categorias conforme demonstrado no regulamento do evento item 4.1 e 4.2. Melhor trabalho por turma e por periodo/modulo. No mais, parabéns para os colegas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Matheus,

    O resultado ainda não foi divulgado oficialmente pelos institutos. Mas informaremos assim que nos repassarem a informação.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal pela premiação, muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!! Uma grande idéia para grandes negócios.. Sucesso ao grupo!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pessoal um dos melhores trabalhos que já vi, fico curioso com a grande capacidade de visão que o grupo tem, eu como empresário de uma empresa na área de automação fico feliz em saber os profissionais capacitados que iram entrar na área.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!