segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cinema, uma paixão encontrada nas ruas e nos seus mais ilustres atores


Uma história digna de um grande roteiro. Assim foi o produto apresentado pelo grupo do 2° período do curso de Cinema e Audiovisual da Una, que teve como proposta construir um vídeo que remontasse “Cenários do Brasil Contemporâneo”. Imagens fixas representaram a trajetória de moradores de rua que se descobriram cinéfilos. A paixão pelo cinema despertou quando o grupo encontrou no lixo películas de Charlie Chaplin. No Centro de Apoio aos Moradores de Rua, eles tiveram a oportunidade de montar sessões para exibirem os filmes.

O trabalho acadêmico teve colaboração desses ilustres atores das ruas e do CRAV, Centro de Referência Audiovisual. A narração do filme foi feita por uns dos protagonistas dessa história, Alessandro Costa. A voz impressiona pela sua limpidez, pelo timbre e pela marcação sincronizada. Alessandro é admirador confesso de Federico Fellini e por meio de oficinas do Centro de Apoio aos Moradores de Rua, já esteve presente em produções cinematográficas. Entre elas estão “Cidades do meu desejo” (2009) e agora o projeto interdisciplinar dos estudantes de cinema da UNA.
O pano de fundo da história são as ruas de Belo Horizonte. Na tela, a trajetória dessas pessoas que amam o cinema e vivem nas ruas. Como num filme, o script da vida real não foi tão óbvio, e apresentou uma fantástica possibilidade de olhar a sociedade.

Isso porque os atores aqui produziram o filme de suas próprias vidas. Esse olhar do indivíduo sobre si e busca pelos seus desejos gera uma reflexão sobre a força das aspirações num mundo com valores cada dia mais efêmeros. Sobre o projeto, o estudante de cinema, Evandro Viana, conta que leva como experiência “a vontade humana, a paixão que faz com que tudo se torne concreto e possível de realizar”.

Por Felipe Bueno
Foto: Thaline Rachel

3 comentários:

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!