quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Água no lugar certo


Minas Gerais é um dos grandes polos mundiais da extração de minério e já foi alvo de desastres ecológicos que causaram danos irreversíveis ao meio ambiente.

Os rios próximos às minas de extração muitas vezes sofrem o impacto gerado durante o processo, pois suas águas são utilizadas para a lavagem do minério, ameaçando assim um dos recursos mais importantes do nosso planeta.

Os alunos do 2 módulo do curso de Engenharia Ambiental Daniela Fernanda, Fernanda Cristina, Kézia Cássia, Lúbyna Patrícia, Priscila Silva, Thais Abalem, Tiago Antunes, atentaram para essa questão no ExpoUna com o projeto que propõe a reutilização da água despejada após a lavagem do minério.

Através de uma bomba volátil para a unidade de tratamento da mineradora, a água pode ser reaproveitada para lavar o minério novamente. O protótipo do projeto foi uma das grandes atrações da noite de apresentações da última quarta-feira.

“A maioria das empresas jogam grande parte da água no rio. Nossa proposta é devolver pequena porcentagem da água e reutilizar grande parte dela”, disse os alunos.

Redação: Fernando Leroy
Foto: Isabela Carrari

Um comentário:

  1. Bem interessane a proposta, totalmente voltada para o lado da sustentabilidade. Parabéns aos alunos do curso de Engenharia ambiental, e que o sucesso seja parceiro de vocês. Abraço.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!