quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alunos do segundo período de Análise e Desenvolvimento de Sistema criam jogo em Libras















O 2° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas teve como objetivo, no TIDIR desenvolver um jogo com o tema de educação ambiental. O grupo do estudante Heitor Oliveira da Silva foi além. Eles optaram incluir no jogo sinais em Libras, (Língua Brasileira de Sinais). Com isso, o jogo inclui no seu público os deficientes auditivos e acaba ensinando um pouco dessa forma de comunicação para as outras pessoas. A idade mínima para o jogo é de 8 anos, mas o grupo não pretendia limitar esse aspecto.

Os alunos tiveram ajuda dos professores e de profissionais de Libras, mas também precisaram pesquisar meios de fazer um jogo que realmente fosse educativo. A escolha do grupo foi criar um jogo da memória com imagens de alguns animais em extinção no Brasil, como a onça, o leão marinho e mico-leão dourado. A maneira que eles encontraram de usar os sinais em Libras foi colocar o sinal que representasse o animal de cada imagem. No nível 1, o jogador precisa achar as duas imagens iguais em menos tentativas possíveis. Já no nível 2, o jogador tem que achar a dupla da imagem do animal e a imagem de apenas o sinal do animal.

Com esse pequeno diferencial, o grupo ganhou reconhecimento entre os professores e mostraram que a inclusão de deficientes pode ser algo simples e que todos podem fazer.

Por Juliane Schlosser

6 comentários:

  1. O nosso grupo está de parabéns! Tivemos muito trabalho e ai está o resultado.
    Agradecemos a UNA por valorizar e reconhecer a importância do nosso projeto.
    Valeu galera!!!

    ResponderExcluir
  2. Saber ouvir as necessidades dos outros sempre agrega valor ao nosso trabalho. O resultado desse esforço se chama cidadania e esta só é possível através da busca constante pelo aprimoramento pessoal, consciência estendida à comunidade, atuação dentro dos valores éticos.
    Parabéns, Heitor Silva e seu grupo de trabalho! Muito sucesso!
    (Myrtes Amaral - ex-Prof. do Heitor no Ensino Médio)

    ResponderExcluir
  3. A Una parabeniza a todos pela brilhante iniciativa. Aguardem novas divulgações no Portal Una, imprensa e veículos de comunicação da universidade.

    Fernando Leroy - Comunicação Una

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Olá...que importante iniciativa.
    Atuo no laboratório de informática de uma escola especial/APAE em Curitibanos, Santa Catarina, onde trabalho com crianças com diferentes deficiências.
    Como faço para ter acesso ao jogo?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber como posso ter acesso ao jogo para trabalhar com os alunos?

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!