segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto para reuso da água da chuva traz esperança a asilo de BH


O Lar dos Idosos “Recanto dos Amigos”, no bairro Lindéia, em BH, está apostando na idéia inovadora dos alunos Michele Bragança, Bernardo Braga, Gabriela Cristina, Marcelo Fonseca, Thiago Demétrio, Guilherme Siqueira, Anderson Angelo, do curso de Engenharia Ambiental.

Com o projeto “Reuso de Agua Pluvial em Asilos”, a água das chuvas do lar dos idosos agora é reaproveitada, gerando economia e sustentabilidade.O projeto foi uma atrações da primeira noite do ExpoUna, na noite desta segunda-feira. O sistema coleta a água das chuvas por meio de uma calha.

A água é armazenada em um reservatório de 1 mil litros. A água vai para um filtro e é armazenada em uma bomba de 200 litros. Neste filtro há areia, brita e carvão que filtram a filtrar a água e pronto: a água pode ser utilizada para lavar as dependências do lar, como banheiros, quintal e corredores, além utiliza-la para regar as plantas.

“Eles tinham um enorme consumo de água, é uma instituição não-filantrópica, sem recursos para as despesas. Agora com a economia de água, os recursos podem ser aplicados em melhorias no lar, compra de mantimentos, entre outros fins”, disse a aluna Michele Bragança.

Tião Gonçalves, um dos diretores do Lar, aprovou a idéia. “Esperamos ainda mais economia com o projeto. Agora teremos mais recursos para investir em constantes melhorias e até ampliar o número de assistidos”, afirma.
Redação: Fernando Leroy
Foto: Anna Sandim

Um comentário:

  1. ...parabéns’ existem feitos imensuráveis, quais não se dimensiona benefícios e sim a graça do feito! Que a meta de vocês esteja sempre acarretada a feitos como este e nunca somente a benefícios ‘Reai$’.

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!