sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sustentabilidade de carreiras e empreendedorismo

O professor Irineu Cesar Vieira


O professor de Planejamentos Estratégicos e Gestão de Empreendimentos Irineu Cesar Vieira apresentou, em palestra “Sustentabilidade e gestão de carreiras nas empresas”, algumas das demandas contemporâneas para o capacitação profissional “Antigamente, as empresas visitavam as escolas buscando a indicação dos professores, selecionando alunos para vagas de empregos e propostas. Hoje, é o candidato que deve se apresentar e é importante estar em dia com idiomas estrangeiros no currículo, além de dominar mídias sociais e equipamentos eletrônicos”, recomenda, Vieira.

Outro aspecto importante é a necessidade de qualificação constante. “As especializações são procuradas no mercado de trabalho, pois, mesmo que restrinja a área de atuação do profissional, garante maior qualidade na execução do trabalho”, explica. Com relação à gestão de carreiras, de acordo com o professor, é preciso sempre analisar a proposta e seus objetivos pessoais do profissional. “Embora muitos aleguem que o problema está no mercado de trabalho que não abre oportunidades, às vezes, a procura pelo emprego ideal, apenas, faz com que o profissional perca boas oportunidades de crescimento por esforço próprio”, explica. “A gestão de carreira prima por um padrão de qualidade profissional, uma carreira sustentável, ao invés de trabalhos alternativos que não contribuem para a formação na área de interesse do indivíduo”, ressalta Irineu Vieira.

Por outro lado, as empresas ainda não montaram estruturas para incentivar carreiras sustentáveis em seus planos. “Elas [as empresas] ainda se alimentam da força produtiva de trabalhadores, do consumo e da reciclagem de projetos, para a continuidade de um negócio”, afirma.

Por: Eduarda Gonzalez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!