sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto inova ao propor dieta com tratamento de equoterapia

A professora de Nutrição Maria Cristina Santiago


Um projeto de extensão inédito no Brasil foi apresentado no 3º Expouna por estudantes de nutrição. O projeto “Acompanhamento nutricional de pacientes com necessidades especiais em tratamento de equoterapia” propõe uma dieta balanceada associada ao tratamento com os eqüinos.

A equoterapia é um método de tratamento para crianças portadoras de autismo, paralisia cerebral entre outras necessidades especiais, que utiliza o cavalo e técnicas de equitação para melhorar a locomoção e o desenvolvimento desses pacientes. Embora seja adotada no Brasil desde 1989, a equoterapia ainda não tinha sido associada ao trabalho do profissional da Nutrição.
“A proposta é de uma dieta normal balanceada com todos os nutrientes, vitaminas e minerais. Em alguns casos como paralisia cerebral, autismo, a gente faz a exclusão de leite e produtos de trigo. Depende muito do caso do paciente, do que ele está relatando para que a gente consiga a melhoria dele”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria Cristina Santiago, professora de Nutrição e psicóloga. Junto com seus alunos, Maria Cristiana fez algumas visitas ao haras em Itatiaiuçu, no Sul de Minas, onde a equoterapia era praticada por crianças da região. A partir da visita o grupo começou o estudo do hábito alimentar de 4 pacientes, até concluir em uma dieta planejada para outros pacientes.

“Foi possível ver os resultados da intervenção nutricional com apenas uma semana de tratamento. Percebeu-se uma melhora do tônus muscular, no intestino e na imunidade. Em casos específicos como dos autistas, você consegue acalmar o paciente”, explica a professora. Todo o acompanhamento nutricional foi feito de acordo com a realidade de cada família, em sua maioria, com baixo poder aquisitivo.



O projeto que começou com oito alunos hoje conta com aproximadamente 20 estudantes. “Apesar de algumas dificuldades, força de vontade foi o que não faltou, por isso, o projeto ainda continua”, explica a estudante de Nutrição Mariana Machado. A estudante também explica que projeto foi mais do que uma simples visita , “a gente pode fazer dieta, acompanhar os resultados, foi um intervenção nutricional” ,afirma.

Rômulo Aleixo, também estudante de Nutrição, é enfático quando lhe perguntam sobre o que mais lhe agrada no projeto: “O mais legal foi a gente ver os resultados nas crianças, a melhora na postura. Isso foi o mais importante.”
A estudante Lilian Rodrigues fala da importância de apresentar o projeto no Expouna. Confiram no áudio:



Para os interessados há uma Clinica de Nutrição no campus UNA Guajajaras (Rua Guajajaras, 175, Centro), que atende gratuitamente todos os tipos de patologia.

Texto: Andressa Silva
Fotos: Felipe Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!