quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sombras e luzes dos anos 70 são tema de pesquisa

Com o objetivo de resgatar um período recente da história do Brasil, porém pouco debatido, a ditadura militar, os alunos do Módulo III do curso de Jornalismo Multimídia, realizaram uma pesquisa histórica e jornalística sobre a década de 1970. O resultado são cinco artigos que estão abrigados no blog experimental “Sombras e luzes 70”.



A abrangência do assunto permitiu uma abordagem diversificada. A Copa de 70, Movimento Punk, as crônicas e charges do Henfil na revista ISTOÉ, o jornal alternativo De Fato e o Wilson Simonal. A interdisciplinaridade agregou ao trabalho um conhecimento e compreensão totalizada sobre o objeto de pesquisa.

Grupo da Copa da década de 70: Renata, Luigi, Igor




A professora responsável pela orientação dos trabalhos, Cândida Borges Lemos, avalia que é fundamental que as novas gerações conheçam a história e esta aprendizagem deve ser de acordo com a escolha de temáticas definidas pelos próprios alunos: “Não pode haver imposição de temas. Mas procurei que eles analisassem, com uma boa profundidade, o contexto. Por exemplo, aparentemente estudar o movimento punk poderia aparentar como algo fácil. Mas como explicar as origens deste movimento, a não ser por uma abordagem sociológica e política?”



O professor Aurelio Silva, que participou das bancas, avaliou o resultado dos trabalhos – desenvolvidos ao longo do semestre – positivamente. “O resultado, ou seja, os artigos finais superaram as expectativas. Os alunos demonstraram muito comprometimento com os temas”, afirmou. Ao final das apresentações, Silva sugeriu aos grupos, caso haja interesse dos participantes, que continuem a pesquisar o tema e aprofundem as investigações para transformar essa experiência em seus trabalhos de conclusão de curso. “Precisamos aproveitar essa prática científica para dar mais profundidade às apurações e investigações jornalísticas.”



Felipe Weyman, do grupo que pesquisou o jornal alternativo De Fato, estagiário de jornalismo da Ong Favela é isso Ai, disse: “Primeiramente, este é um momento ímpar para nós aqui na academia, pois estudamos a história do nosso país, o que para nós jornalistas é muito importante. Com certeza tivemos muitos desafios no decorrer do trabalho, mas esperamos que, através da nossa pesquisa, novas propostas de estudos possam surgir. Resumindo, estou feliz e satisfeito por ter produzido um trabalho importante e de qualidade”.



Fomentado pelo quadro atual de esquecimento do passado, o projeto visou preservar, contar e expor peças de um quebra cabeça que ainda está por ser montado, pela pequena realização de pesquisas direcionadas para o período doa regime militar no Brasil e a dificuldade de acesso ao acervo do período.



Por: Felipe Bueno
Foto: Felipe Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!