quinta-feira, 16 de junho de 2011

Diversidade Sexual e homofobia em debate

Daniela de Vasconcelos, Gustavo Teixeira e Paulo Nogueira


“Combater a homofobia é pensar num mundo mais justo, mais equânime”, defendeu o professor da Faculdade de Educação da UFMG, Paulo Nogueira, no debate “Diversidade Sexual e Direitos LGBT”, que ocorreu no primeiro dia do Expouna, na sala 3. O professor integra o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH/UFMG). Também participou do debate o assistente social Gustavo Teixeira, membro do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG). A professora do curso de Serviço Social da UNA Daniela Mateus de Vasconcelos mediou a mesa. Aproximadamente, 80 pessoas estavam presentes.


Após o debate, seguiu-se uma conversa com a platéia, que repercutiu a polêmica em torno do “kit anti-homofobia” do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do MEC era conscientizar professores e alunos sobre as questões relativas à sexualidade e o combate ao preconceito e homofobia por meio de uma cartilha e mais três vídeos. “A intenção do kit era propor um debate e ele conseguiu. Agora, é avançar nesse debate”, ressaltou Nogueira. Além disso, foram levantados assuntos como definição de homem e mulher; o combate a homofobia; valores da nossa sociedade, entre outros.


O assistente social Gustavo Teixeira apresentou dados históricos e estatísticos sobre a homossexualidade e homofobia no Brasil, ressaltando que crimes contra a população LGBT são crimes de ódio e que, no país, a taxa de impunidade é alta. “As pesquisas mostraram que todos os dias morrem um e meio homossexual, e os crimes, ainda, acabam impunes”, informou. Teixeira acredita que o país tem avançado no reconhecimento dos homossexuais. “É gratificante debater o movimento LGBT dentro da universidade, esses debates já mostram como estamos caminhando”, avalia.


Para os interessados em saber mais sobre o assunto, o professor Paulo Nogueira convida para um debate Enfretamento ao Heterossexismo na Educação”, que será realizado no dia 20 de junho, às 18h30 ,na Faculdade de Educação da UFMG.


Confira entrevista com o palestrante Paulo Nogueira




Texto: Andressa Silva

Foto: Débora Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo contato e em breve retornaremos!